Carros de luxo são apreendidos em Itu

De acordo com as autoridades, os envolvidos no esquema utilizavam as redes para anunciar rifas e sorteios de diversos bens (Foto: Anderson Colombo/TV Globo)

Em uma concessionária na cidade de Itu, policiais da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Financeiras (DIG) apreenderam na última quarta-feira (04) sete carros de luxo durante uma operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro que usa jogos de azar e sorteio de carros de luxo em São Paulo. Os veículos estão avaliados em R$ 6,5 milhões.

A Operação Cardano, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpriu mandados de busca e apreensão também nas cidades de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santa Barbara D’Oeste, Sorocaba e Votorantim.

A operação teve como objetivo a apreensão de veículos, equipamentos e documentos usados pelos autores dos delitos, que são conhecidos na internet como influenciadores e contabilizam milhares de seguidores. De acordo com as autoridades, os envolvidos no esquema utilizavam as redes  para anunciar rifas e sorteios de diversos bens, principalmente veículos de luxo, obtidos com dinheiro de origem obscura.

Os investigados multiplicavam o dinheiro ilícito investindo nas rifas. Os valores obtidos eram posteriormente aplicados em outros investimentos, tudo com o intuito de “lavar” e multiplicar o dinheiro. As ações foram divididas em duas frentes e também foram recolhidos documentos e equipamentos que revelam o movimento dos negócios.

Em Itu, foram apreendidos os sete carros: (duas Mercedes, uma Lamborghini, um Porsche, um Audi RS5, um Jaguar e uma Ranger Rover).  A operação contou com a participação de 86 policiais da DIG, do Deic e apoio do Dope (Departamento de Operações Especiais) de São Paulo.