>> CARROS HISTÓRICOS: Fusca teve Dia Nacional no último sábado

Modelo pré-série construído entre 1936/1937 na Alemanha. Repare que não tinha vidro traseiro, estribos e para-choque/ Foto – Divulgação

Dono de um fã clube incalculável, o Fusca tem seu Dia Nacional em 20 de janeiro. A data marca o início da produção nacional do mais famoso carro popular da Volkswagen no país.

Em 1959, modelos deixam a fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Carro seria o mais popular do Brasil/ Foto – DIvulgação

Líder de mercado no Brasil por 24 anos (perde apenas para o Gol, que ficou em evidência absoluta por 27 anos), o Fusca teve três milhões de unidades produzidas no Brasil, todas na fábrica de São Bernardo do Campo, entre 1959 e 1986.

A pedido do então presidente Itamar Franco, voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, mas teve a produção interrompida definitivamente em 1996. No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, sendo o último exemplar saído da linha de montagem de Puebla, no México.

O criador e “pai” do Fusca é Ferdinand Porsche e a assinatura do contrato de desenvolvimento do modelo deu-se em 1934. No Brasil, o Volkswagen Sedan (seu nome de batismo) começou a ser montado em 1950 pela Brasmotor. Em 1953 a Volkswagem se estabeleceu no país, assumindo a montagem em São Bernardo do Campo.

Galera do Carangas celebrando mais um Dia Nacional do Fusca em Itu com uma reunião de belos exemplares do veículo/ Foto – Divulgação

Além do Dia Nacional do Fusca (20 de janeiro) há o Dia Mundial do Fusca, que é celebrado em 22 de junho, mostrando que o carro é querido no mundo todo. Em Itu, o Dia Nacional foi comemorado pela galera do Carangas, que reuniu alguns exemplares desse “xodó” brasileiro em um animado encontro na tarde de sábado, em frente ao Posto Paineiras.