Solenidades marcaram centenário do Regimento Deodoro

Foto – Daniel Nápoli

Na manhã do último sábado (20) foi comemorado o Centenário do 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu). Na oportunidade, diversas autoridades militares e civis prestigiaram as solenidades, bem como centenas de populares.

O evento teve início na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel), ponto em que foi hasteado pela primeira vez, em 20 de janeiro de 1918, o Pavilhão Nacional, em frente à fachada do Regimento.

Foi então realizada a Formatura do Centenário, com presença do efetivo, do então comandante Cel. Erb Lyra Leal e do Ten. Cel. Ricardo Alves Pereira, que receberia ainda naquela manhã o comando.

Ainda na parte externa, foram homenageados os ex-comandantes do 2º GACL, Gal. Francisco Roberto de Albuquerque, Cel. João Gonçalves Soares, Cel. Rubens Edison Pinto, Gal. Paulo José Abreu de Andrade, Cel. Gilberto Hugo Teixeira,Gal. Reinaldo Cayres Minati, Gal. João Tranquilo Beraldo, Cel. Cezar Augusto Carazzai Castilho, Gal. Edson Diehl Ripoli, Gal. Carlos Sérgio Camara Saú, Cel. Freibergue Rubem do Nascmento e Cel. Paulo Sérgio Maturana Lopes.

Durante a mesma homenagem, foram lembrados os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e também esteve presente Miriam Levy Cardoso Moreira, filha do ex-comandante do Quartel de Itu, Mal. Lvy Cardoso Moreira e viúva do Gal. Antônio Joaquim Soares Moreira, que recebeu uma honraria em memória de seu pai, além de inaugurar, no mesmo evento, a galeria de painéis fotográficos da história da unidade militar, que leva o nome de seu falecido marido.

Ainda na solenidade, foi promovida a inauguração do retrato do Cel. Erb na galeria dos antigos comandantes do Regimento Deodoro, ocorrendo na sequência, no pátio da unidade, a passagem de comando, onde o então comandante entregou o efetivo para o Ten. Cel. Pereira, sendo realizados desfiles do efetivo e discursos, tanto do ex-comandante quanto do recém-efetivado.

Após a cerimônia, Cel. Erb comentou ao “Periscópio” sobre sua emoção ao deixar o Regimento. “Foi um privilégio, nesses dois anos, estar à frente do Regimento Deodoro, mas ele é o que é pela qualidade dos recursos humanos que tem. A cidade de Itu é abençoada e privilegiada pelo povo que tem. Desejo muita felicidade para o Ten. Cel. Pereira, porque competência eu sei que ele tem de sobra”.

Oficialmente comandante do Quartel de Itu, Ten. Cel. Pereira concedeu sua primeira entrevista na função ao “Periscópio”, enaltecendo o município ituano. “É um momento de muita alegria fazer parte da cidade de Itu, agora no comando do nosso Regimento Deodoro, o tão carinhoso Quartel de Itu, que é um patrimônio histórico da cidade e, mais ainda, por receber essa função, esta nobre arte de comandar, justamente no dia do Centenário. Tenho certeza de que a sociedade de Itu nos apoiará nas diversas atividades que iremos ter e fica essa parceria de hoje e sempre”.

Após a cerimônia oficial, foi realizado um coquetel, com posteriores honras de despedidas, sendo assim encerradas as comemorações do Centenário. (Daniel Nápoli)