Causa animal é debatida no Legislativo ituano

Realizada na terça-feira (17), a 15ª Sessão Ordinária de 2022 contou com a participação de todos os vereadores da Câmara de Itu. Na Ordem do dia, três projetos de lei estiveram em pauta. Em 2ª discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 21/2022, proposto pelo vereador Dr. José Galvão (UB), que institui em Itu a Campanha Março Lilás. O projeto prevê ações de conscientização sobre câncer do colo do útero.

Em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 29/2022, proposto pelo vereador Mané da Saúde (PDT), que denomina um trecho da Estrada Municipal do Pinheirinho como “Estrada Municipal do Pinheirinho Dr. Jacob Federmann”, foi aprovado por unanimidade. O trecho tem início em frente à Capela do Bom Jesus do Pinheirinho e termina no encontro com a Rodovia Castello Branco (SP-280).

Também em primeira discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 32/2022 proposto pelos vereadores Normino da Rádio (Cidadania) e Célia Rocha (PL), que denomina a Creche Municipal do bairro Vila Martins como Creche Municipal “Professora Kézia Mendes de Morais Barboza”. Familiares da homenageada (que tinha lúpus e morreu aos 35 anos em 2020) estiveram presentes e se emocionaram com a aprovação do projeto.

O projeto de lei aprovado em 2ª discussão segue para sanção do prefeito Guilherme Gazzola (PL), já aqueles aprovados em 1ª discussão seguem para nova discussão na próxima sessão legislativa, que acontece na terça-feira (24), a partir das 16h, no Plenário da Câmara. A sessão também pode ser conferida pela TV Câmara, através do YouTube.

Palavra Livre

A Palavra Livre ficou marcada por uma discussão sobre atendimento aos animais abandonados. A vereadora Patrícia da ASPA (PSD) falou que o Poder Público deve ter uma atenção especial para a causa animal. Ela afirmou que o prefeito “cortou o subsídio” da ONG que presidiu e, segundo ela, é a única a possuir abrigo para os animais. A vereadora relatou um caso de abandono de um cão.

Por sua vez, o vereador Dr. Sérgio Castanheira (Cidadania) – coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Itu – disse que o Poder Público está atuante, mas a demanda é muito alta. O edil informou ainda que os canis estão lotados e que o CCZ está fazendo ações de doação de animais para diminuir a superlotação. “Só existe uma maneira de controlar animal abandonado, e já falei isso mil vezes na cidade: é através de castrações e adoção com posse responsável”, disse Castanheira.

Em aparte à Patrícia, a vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) criticou o corte do subsídio à ASPA e disse que é necessário mais um CCZ – hoje são duas unidades na cidade. Patrícia, por sua vez, disse que nos dois centros não há aparelho de raio-x e ultrassom, nem são feitos exames de sangue nos animais. Ela também disse que o telefone de plantão aos finais de semana do CCZ não atende.

Em outro aparte, Castanheira afirmou que o CCZ não é um depósito de animais e que é contra se abrir mais um. Ele frisou que o órgão é voltado para o controle das zoonoses, como o nome bem diz, que são as doenças passadas dos animais para os seres humanos. “Se aumentar um canil, vai aumentar mais o abandono”, disse o edil, apontando que a falha nos telefones do plantão foi “pontual”.