Cemitério Municipal reabre para visitas de parentes neste feriado de Finados

Devido à pandemia de Covid-19, o cemitério municipal de Itu encontrava-se fechado até a última segunda-feira (26), estando agora disponível para visitações e limpeza dos túmulos.

De acordo com o Departamento de Serviço Funerário, a abertura para visitação uma semana antes do feriado tem como objetivo fazer com que a população se programe melhor para visitar o local com antecedência, evitando aglomeração no dia de Finados.

De acordo com a Prefeitura, até segunda-feira (02), dia de Finados, todos os portões do cemitério estarão abertos das 7h às 18h e, ainda com o objetivo de coibir aglomeração, não haverá a realização de missas ou qualquer outra celebração, bem como não ocorrerá a benção dos túmulos.

A administração municipal esclarece ainda que orienta, principalmente as pessoas do grupo de risco, que fiquem em casa e aos que se dirigirem ao cemitério, façam o uso de máscara, que é obrigatório e, se possível vá no menor número de pessoas da família, além de levar o seu próprio álcool em gel para fazer a higienização das mãos, e que as pessoas utilizem o período dos sete dias para estarem vindo realizar as tradicionais visitas e limpezas.

Ao Periscópio, padre Fernando Augusto Meira, da Paróquia São Luiz, falou sobre a importância do Dia de Finados para a Igreja Católica. “Para nós católicos, o dia 2 de novembro é a comemoração dos fiéis defuntos, ou seja, com carinho, gratidão, recordamos aqueles que fizeram parte da nossa história”.

O sacerdote acrescenta. “Somente as nossas orações podem ajudá-los no descanso eterno, pois eles são defuntos ou seja, deixaram as suas funções. Flores, gratidão, vala acesa, que a luz do ressuscitado os ilumine. Celebrar a missa em sufrágio de suas almas, pedindo por eles o perdão e o abraço misericordioso de Deus. Rezemos por esses homens e mulheres que fizeram parte de nossa história”, conclui.

Missas

Embora não vá haver celebrações de missas no campo santo, os atos religiosos ocorrerão nas igrejas durante o dia 2 de novembro, respeitando os protocolos de saúde.

Na Igreja de Nossa Senhora da Candelária (Matriz), as celebrações ocorrerão às 7h e às 9h; na Igreja Bom Jesus, a missa ocorrerá às 8h30; na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, o ato religioso será realizado em dois horários: 7h e 10h; na Igreja de São João Batista, a missa será às 8.

 Já nas Igrejas São Camilo di Lellis, São Cristóvão, Senhor do Horto e São Lázaro, São JudasTadeu e Comunidade Auxiliadora, as celebrações serão às 9h; na Igreja São Luiz (bairro São Luiz), as missas serão celebradas às 7h e 10h (live) e às 8h30 na Comunidade Santa Luzia.

Completando, na Igreja São José, a celebração ocorrerá às 9h30 e na Paróquia Sagrada Família, na região do Pirapitingui, o ato religioso ocorrerá em dois horários: às 9h e 18h. Lembrando que em todos os casos, para acompanhar as missas presencialmente, é necessário um agendamento, devendo ser feito com as respectivas paróquias, em contato com suas secretarias.