Ceunsp aplica projeto de alfabetização em escolas municipais de Salto e Itu

O Ceunsp, a partir do curso de Pedagogia, realiza um Projeto de Alfabetização junto a três escolas da região. A iniciativa, em parceira com as Secretarias de Educação de Itu e Salto, tem como objetivo trabalhar com crianças de seis a 10 anos, a melhor compreensão de textos na língua portuguesa, o aprendizado da matemática em forma de histórias, e libras, que prevê a inclusão social das crianças surdas-mudas da região.

A programação, que teve início efetivo em outubro de 2020, se estende até março de 2022. Por conta da pandemia, as atividades são realizadas virtualmente. Hoje, mais de 90 crianças são atendidas pelo projeto, e as escolas envolvidas são: E.E. “Profª. Maria Tereza Guimarães de Ângelo”, E.E. “Prof. José Benedito Gonçalves”, ambas em Salto, e E.M.E.F “Professor Cid Rocha”, em Itu.

 As ações foram implementadas a partir da classificação do Ceunsp no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Ministério da Educação (MEC), realizado ainda no segundo semestre de 2019. O Centro Universitário se classificou em 83º lugar entre as 250 instituições de ensino superior escolhidas em todo o Brasil. Diante disso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concedeu bolsas a alunos de licenciatura e autorizou a execução do projeto.

No total, são 30 alunos do Ceunsp participantes, sendo que 24 são bolsistas, os quais recebem do MEC um valor de R$ 400 reais mensais para desenvolverem as atividades. Seis alunos são voluntários.

 As três escolas também dispõem de professores bolsistas, e uma coordenadora institucional e de área, também bolsista, as quais participam de forma parceira em regime de colaboração com as redes de ensino e são as responsáveis pelo relacionamento entre a instituição e as escolas.

 Em tempos de pandemia Covid-19, o projeto tem acontecido com reuniões semanais remotas por meio da Plataforma Blackboard. Os encontros tem por objetivo aproximar alunos Ceunsp, professores das redes educacionais e coordenação institucional a construírem caminhos possíveis e reais em tempos adversos e também realizar a formação reflexiva e prática de todos os envolvidos no projeto. Há também atividades de atuação, em que cada aluno do Ceunsp exerce tem quatro horas semanais de atividade.

Desta forma, o Ceunsp, durante todo o período da execução do projeto, permite a inserção de atividades e incentiva a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribui para a valorização do magistério e eleva a qualidade da formação profissional de escolas da rede pública de educação. A lista de acadêmicos aprovados pode ser conferida em bit.ly/lista-ceunsp.