Cineclube exibe longa-metragem “Tão Longe é Aqui” no Cila

Filme de Eliza Capai recebeu o prêmio de melhor longa metragem na Mostra Novos Rumos (Foto: Divulgação)

O Cineclube de Itu, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, exibirá nesta sexta-feira (24/06), às 19h30, no Centro Ituano de Letras e Artes (Cila), na Praça Conde de Parnaíba, o filme “Tão Longe é Aqui”. Idealizado pelo Cineclube, o projeto é apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, Nº 14.017/2020.

Com exibição gratuita, o longa-metragem produzido por Eliza Capai, lançado em 2013, traz o gênero documentário nacional, com duração de 76 minutos. “Tão Longe é Aqui” recebeu o prêmio de melhor longa metragem na Mostra Novos Rumos, além de outros prêmios nacionais e internacionais.

No filme, Eliza está na véspera de completar 30 anos. Sozinha com uma mochila nas costas e uma câmera na mão, realiza uma viagem: durante sete meses percorre o continente africano e documenta seu encontro com as mulheres africanas de vários países, num ambiente social e cultural bem diferente do ocidente.

Um dia, resolve escrever uma carta para ser lida, futuramente, por sua filha que ainda não nasceu. Na carta, partilha a experiência vivida nesta viagem feita em 2010. O filme é caracterizado como uma mescla de road movie e diário de bordo, sensível ao entendimento da vivência das mulheres dentro de uma diversidade cultural marcante, levantando o questionamento da existência de raízes tão fortemente expressivas e diferentes, e que ainda persistem dentro do nosso tempo, dentro de um mesmo mundo.