Cinerama: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Apesar de burocrático, Benedict Cumberbatch segura bem o filme (Foto: Divulgação)

Doctor Strange in the Multiverse of Madness, Ação/Aventura, 2022
Direção: Sam Raimi | Em cartaz no Cine Plaza

Nota: ★★★★

A Marvel entrou de vez em um caminho perigoso – mas ao mesmo tempo delicioso para os fãs. Amarrando filmes recentes e do passado, séries live-action e até mesmo desenhos animados, o novo filme do Doutor Estranho é repleto de referências. O perigo, porém, mora no fato de que tantas costuras vão, uma hora, provocar um emaranhado que deixarão atônitos até os mais atentos espectadores.

Mas voltemos ao filme: na trama, o personagem interpretado por um burocrático Benedict Cumberbatch precisa enfrentar os perigos do multiverso ao lado da jovem America Chavez (Xochitl Gomez, grata revelação), que tem o poder de atravessar as realidades, em uma jornada que se eu falar mais acaba estragando a experiência. Só digo que o filme conta com novas versões e visões desse incrível universo, incluindo participações especiais (há algumas de explodir cabeças!)

Porém, o filme é muito mais do o chamado que ‘fan service’. Apesar de algumas derrapadas no roteiro, Sam Raimi (de “A Morte do Demônio” e a primeira trilogia do Homem-Aranha) mostra toda sua competência na direção e faz o filme Marvel mais próximo do gênero de terror de todos. Suas cenas envolvendo a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen, que está simplesmente fabulosa) são de tirar o chapéu – e assustar.

Melhor tecnicamente que “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, mas menos empolgante, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” é a prova que a receita da Marvel segue rendendo – e quando tem um toque de um diretor competente por trás, fica ainda mais apetitosa.

STREAMING

A Tragédia de Macbeth
A história de ganância e poder de William Shakespeare ganha nova versão cinematográfica agora pelas mãos de Joel Coen. Em sua 1ª jornada solitária, se sai muito bem em um filme praticamente irretocável, acompanhado da bela fotografia em preto e branco de Bruno Delbonnel. Denzel Washington dá vida a um dos mais conhecidos personagens shakespearianos com o tom exato entre imponência e loucura. Frances McDormand no papel de Lady Macbeth também está ótima, mas merecia mais tempo de tela. Mesmo com o roteiro um tanto truncado em certos momentos, o filme não esconde sua clara inspiração teatral e apresenta uma versão densa e moderna de um clássico absoluto. Filmaço. Tem no Apple TV+. Nota: ★★★★