Cinerama: Eduardo e Mônica

Romance/Drama, 2020
Direção: René Sampaio | Nota: 4/5 | Em cartaz no Cine Plaza

Adaptar obras para a telona não é tarefa fácil. Agora imagina transpor pra um longa-metragem uma música de quatro minutos que simplesmente é de uma das bandas brasileiras mais cultuadas de todos os tempos – você goste ou não. Mas “Eduardo e Mônica”, adaptação do clássico do Legião Urbana, cumpre bem a tarefa e entrega um filme maduro, com uma técnica quase impecável e muito coração. 

Que Alice Braga era uma baita atriz isso eu não tinha dúvida (e ela manda bem aqui também). Mas me surpreendi em ver a entrega de Gabriel Leone, que eu não conhecia, mas vai muito bem e é o ponto central do filme dirigido por René Sampaio (que já tinha levado às telonas “Faroeste Caboclo”).

Todo o background – ou seja, a história que complementa o que é contado na canção – construído para a história do casal improvável é muito plausível e dialoga tanto com a Brasília da década de 1980 quanto com o Brasil de hoje, como um todo. Sem esquecer em nenhum momento de que se trata de um romance, o filme emociona e entrega uma história singela e bela sobre opostos que se atraem. Vale a pena conferir.