Comissão técnica do Ituano Basquete segue trabalhando

Bruno Guidorizzi (primeiro plano) e Augusto Cruzollini entendem que é bom treinar, mas jogar ainda é melhor (Divulgação)

Com apenas dois jogos realizados na LBF-21, o Ituano Basquete teve duas partidas adiadas na competição por conta das restrições impostas pelo governo estadual na pandemia.

Assim, os jogos contra Sesi Araraquara e Vera Cruz Campinas ainda não tem data certa para acontecer. O Ituano Basquete deverá voltar à quadra – se não houver nenhuma nova ordem de parada – no próximo dia 13, enfrentando o Blumenau, em Santa Catarina.

Sem poder jogar, as meninas estão em ritmo de treinamentos, mas é notório que isso atrapalha o andamento da competição, uma vez que a velha máxima é correta: treino é treino, jogo é jogo.

 Para Bruno Guidorizzi, treinador, “a gente já sabia que a equipe não estaria completa [Alana Gonçalo e Iza Sangalli ainda deverão se apresentar vindas da Espanha] neste início e as que chegarão ainda precisam ser inscritas e precisam também ter treinamentos e entrosamento com o restante da equipe”.

Já o preparador físico Augusto Cruzollini diz que “os treinos estão acontecendo de acordo com a periodização que fizemos inicialmente e estamos seguindo o planejamento, com ajustes pontuais”.

 O preparador avalia que essa pausa é boa para que os reforços possam se entrosar nos treinos, mas aumenta a ansiedade de todas as meninas, pela volta da competição.

 Joberson Nicolas Moraes, o Nino, fisioterapeuta da equipe entende que “em relação a parte de recuperação, sabemos que há uma demanda de tempo para que o corpo possa se reestruturar. Com as lesões decorrentes de treinamentos e das partidas, muitas vezes o tempo de recuperação acaba sendo menor do que realmente necessitados”.

Nino também entende que a ansiedade acaba sendo “um potencial adversário, devido também aos últimos acontecimentos referentes a essa pandemia que vivemos a mais de um ano”, finaliza.