Criança morre após picada de escorpião em Itu

Uma criança de 9 anos de idade, que morava na Vila São José, em Itu, e um cachorro morreram na última sexta-feira (15). A suspeita é de que a morte foi provocada por picada de escorpião. Segundo a TV TEM, a criança estaria em um colchão juntamente com o cão quando foi picada pelo animal peçonhento.

 Uma página nas redes sociais chegou a divulgar que o menino havia falecido devido a falta de soro antiescorpiônico, o que não procede, de acordo com a Prefeitura de Itu, após questionamento feito pela reportagem do Periscópio.

 “A falta de soro não procede e a veiculação desta informação equivocada vem sendo propagada nas redes sociais e, inclusive, por parte da imprensa sem nenhuma comprovação. Itu não apresenta falta de soro, ao contrário disso, a cidade é referência para soro antiescorpiônico, antiofídico e anticrotálico”.

A Secretaria de Saúde de Itu informou ainda que o paciente recebeu o soro antiescorpiônico no Pronto Socorro Infantil. No entanto, o soro foi administrado em caráter cautelar, uma vez que a criança, apesar de relatos de familiar, não apresentava marcas de picada e nem sintomas compatíveis.

 “Em razão do agravamento do quadro, o paciente precisou ser transferido para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, onde veio a óbito. O caso vem sendo tratado com o sigilo e responsabilidade necessários pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda o laudo do Instituto Médico Legal que deverá apontar a causa da morte”, prossegue em nota.

O corpo do cachorro da vítima, que morreu em decorrência do mesmo episódio, também está passando por perícia, de acordo com a administração municipal. A Prefeitura acrescenta que em caso de picada, seja de escorpião ou de qualquer outro animal peçonhento, a vítima deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Até o fechamento desta matéria, o Periscópio não havia conseguido contato com familiares da criança, porém deverá repercutir o caso na próxima edição.