Cuidado para não exagerar na busca do corpo perfeito

Sport, fitness, teamwork, bodybuilding and people concept, young woman and personal trainer with dumbbell squats in gym.

Apesar dos movimentos de conscientização quanto a amar o próprio corpo do jeito que ele é, infelizmente ainda, quando se fala em “beleza”, o que se considera logo em primeiro lugar é o peso, ou seja, mulheres e homens só são considerados bonitos e na moda se forem magros, se têm o bumbum durinho ou barriga de “tanquinho” ou se as rugas forem apenas aquelas “de expressão”. 

Isso virou uma espécie de obrigação e criou uma neura na cabeça de algumas e de alguns, fazendo com que busquem este padrão de beleza a qualquer preço. A saúde ficou em segundo plano. Vale emagrecer e ter a barriga trincada. 

É comum ver pessoas “se matando” na malhação; quando sobem na esteira ficam de olho nas calorias perdidas a cada passada ao invés de prestarem atenção se tanto impacto não está fazendo mal as articulações dos joelhos ou aos músculos; alimentam-se de tudo o que a mídia oferece para emagrecer sem se importarem com a composição de determinados produtos e o quanto isto lhes faz mal para o organismo. 

Na busca pelo corpo e pela saúde perfeita, muitos homens e mulheres dedicam boa parte de seus dias e semanas trancados em academias e clubes. Treinando até a exaustão, alguns consideram a falta de exercícios físicos o principal problema para a insatisfação com o próprio corpo ou com a saúde. 

Especialistas em Nutrição explicam que a alimentação moderna está fazendo com que o ser humano, aos poucos, prejudique seu próprio corpo e sua saúde. Quando as pessoas decidem emagrecer acabam fazendo da forma incorreta, cortando da alimentação itens indispensáveis para o equilíbrio do corpo. O mesmo acontece com quem deseja se alimentar melhor e, por conta própria, define o próprio cardápio, o qual muitas vezes está inadequado para seu estilo de vida.

O nosso corpo para trabalhar de forma adequada, necessita de todos os macros nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micros nutrientes (vitaminas e sais minerais). A reeducação alimentar tem a finalidade de aprendermos a comer de tudo sem exageros, de uma forma equilibrada, com alimentos que garantam uma boa nutrição, respeitando a individualidade de cada pessoa. 

A celulite tira o sono de muitas mulheres e envolve fatores hormonais, vasculares, neuroendócrinos, erros alimentares e sedentarismo, levando a uma alteração do relevo cutâneo. Para ajudar a amenizar estas alterações, é aconselhável diminuir o consumo de sal e trocar os alimentos industrializados e fast-foods por frutas, alimentos integrais, verduras, legumes e temperos naturais.

Não se esquecer de que a prática de exercícios físicos regulares e modificações do estilo de vida, como tabagismo, etilismo e sedentarismo evitam diversos problemas de saúde e contribuem – muito – para alcançar os resultados esperados, ou seja, a tão almejada beleza.