Cuidados na instalação de piscinas

Além de serem muito resistentes, as piscinas de fibra são muito práticas tanto na instalação quanto na limpeza

Nas épocas quentes do ano, o que não falta é vontade para se refrescar. Por possuírem um custo mais baixo do que as de alvenaria, as piscinas de fibra são ótima opção para quem quer economizar e ainda aproveitar o verão.

Estas começaram a ser fabricadas nos anos 1950 com o material dos barcos, que tinham grande durabilidade e aguentavam as mudanças de ambiente, entre elas as de temperatura e de pressão. Além de serem muito resistentes, elas são muito práticas tanto na instalação quanto na limpeza. Mas, antes de sair por aí querendo comprar qualquer piscina de fibra que encontrar, entenda os passos para a instalação destas:

  • Terreno: para instalar a piscina, é necessário cavar o buraco que a receberá. Utiliza-se para a construção deste um colchão de areia e base cimentada fina no fundo do buraco. Nessa fase, é importante conferir o nivelamento para garantir que a piscina seja instalada corretamente e para que não surjam rachaduras ou vazamentos depois;
  • Instalação: após o terreno ser escavado e devidamente nivelado, a piscina pode ser instalada no buraco. Terminada essa etapa, devem ser colocadas as tubulações hidráulicas e bomba de água, que manterão o fluxo de água dentro da piscina. A “farofa” – mistura feita de areia, cimento e terra – deve ser utilizada para preencher o entorno da piscina, vedando totalmente a parte escavada e o casco. Ao mesmo tempo em que a massa é adaptada, a piscina também pode receber a água, já que o peso ajuda no assentamento do solo e da própria piscina. A instalação do contrapiso e do revestimento externo em volta da piscina só deve ser feita depois que o solo estiver totalmente compactado.

 

Precauções gerais

Devido às características do revestimento, as piscinas de fibra não podem ser esvaziadas sem que se faça um trabalho de escoramento das paredes, pois há risco de quebrar ou trincar quando está seca e sem suporte. Sempre que precisar esvaziá-la, o ideal é solicitar este serviço de empresas e pessoas profissionais especializadas nisto.

A pintura da piscina de fibra é sensível ao contato direto com produtos químicos. Por isso, o cloro e os algicidas – que impedem a proliferação de algas – devem ser bem diluídos antes de misturados na água. Além disso, também é importante utilizar ceras e produtos de limpeza específicos para manter o brilho, a durabilidade e a proteção contra o sol (os raios solares ressecam o revestimento da piscina e podem causar rachaduras). Também é necessário medir a alcalinidade total da água uma vez por mês e o pH duas vezes por semana.

Aparelhos de iluminação e aquecimento devem ser instalados apenas por profissionais. Para assegurar que a sua piscina seja instalada dentro dos padrões e com segurança, opte por empresas e profissionais especializados nesse tipo de trabalho. Além disso, é importante se certificar de que o seu terreno está nas condições adequadas para receber uma piscina de fibra de vidro. Outro detalhe importante é o tratamento da piscina: a cada três dias é o tempo ideal, já que as piscinas acumulam muitas bactérias, necessitando de tratamento constante