Democrático, Festival de Cinema de Itu traz apresentações gratuitas para o público

O secretário municipal de Cultura destacou que o desejo é tornar o Festival de Cinema de Itu referência regional das mostras cinematográficas / Foto – Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Foi realizada na última quarta-feira (05) a cerimônia oficial de abertura da sexta edição do Festival de Cinema de Itu, que conta com dezenas de apresentações gratuitas de curtas metragens da Mostra Competitiva e segue até este sábado (08). A cerimônia ocorreu no Auditório da Prefeitura e contou com uma homenagem ao jornalista, escritor e cineasta Maurice Capovilla, que teve seu filme “Nervos de Aço” exibido ao final do evento.

Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura Geraldo Gonçalves Junior, representando o prefeito Guilherme Gazzola, alguns dos jurados da Mostra Competitiva, Sérgio Santeiro, Luiz Rosemberg Filho e Joel Yamaji, e a cineasta Renata Saraceni, além de amantes da sétima arte. “Retomar a realização dos Festivais de Cinema de Itu foi um dos objetivos que havíamos traçado no ano passado. Ver esse sonho se tornar realidade nos enche de satisfação e esperança de que possamos torná-lo na referência regional das mostras cinematográficas”, comentou Geraldo Gonçalves Junior, praticamente garantindo uma sétima edição do evento.

Para Santeiro, é uma tendência das mostras de cinema serem genéricas demais. “Você acaba não tendo contato com o que está sendo feito”, disse, elogiando o fato de o Festival ituano  trazer ao público o maior número de filmes possível, em uma tentativa de diminuir o número de exclusões de trabalhos inscritos e, com foco principal no cinema regional.Já Yamaji destacou a importância do cinema para promover a empatia e a comunhão entre as pessoas. “É importante a gente valorizar a nossa experiência como seres humanos”, comentou.

Capovilla de 84 anos, não pôde estar presente, porém enviou uma carta em que falou sobre a vida e morte e pediu aos amigos para que retribuam a cidade a homenagem que recebeu e parabenizou os organizadores do Festival. Renata Saraceni recebeu, em nome de Capovilla, das mãos do secretário municipal de Governo, Rodrigo Tomba, o troféu em homenagem ao cineasta.

Todas as 65 produções participantes da Mostra Competitiva estão sendo exibidas no Teatro Nósmesmos (localizado no Unicenter) e têm no máximo, 20 minutos de duração cada. A realização é da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Cinema Mundo Produções.