Dia da Pizza é celebrado nesta sexta-feira

Origem da pizza remonta há mais de 6 mil anos (Foto: Engin Akyurt/Pixabay)

Nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia da Pizza, data que é comemorada anualmente em 10 de julho desde o ano de 1985 em São Paulo. Em tempos de isolamento social por conta da pandemia, o prato agora é consumido em casa, pedido via delivery.

A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da “redonda”.

A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália, mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo, tornando-se esse prato que é adorado por praticamente todos! E você, qual sabor de pizza mais gosta? Vote na enquete abaixo!

Um comentário em “Dia da Pizza é celebrado nesta sexta-feira

  • 09/07/2020 em 01:52
    Permalink

    Pizza portuguesa ♥️

Os comentários estão desativados.