Dia do Rádio: profissionais de Itu destacam atuação

O Dia Nacional do Rádio é comemorado em 25 de setembro. A data é em alusão ao nascimento de Edgar Roquette Pinto, que é considerado o “Pai da radiodifusão” no Brasil. Em Itu, a primeira emissora foi a Rádio Cacique, que posteriormente transferiu-se para a cidade de Capivari.

Depois veio a Rádio Convenção, que funciona até os dias de hoje. Com o surgimento das emissoras FM, Itu passou a contar com a Cidade FM e, mais adiante, com o surgimento das rádios comunitárias, a cidade ainda tem como opção a seus ouvintes a Nova Itu FM e a Nova Cristal FM (na região do Pirapitingui).

Com o passar dos anos e principalmente com a chegada da TV, muito se falou que o rádio estaria com seus dias contados. Isso, entretanto, não aconteceu e não acontecerá, pois o veículo está se modernizando a cada dia. Prova disso é que o rádio AM evoluiu para o FM, depois vieram as emissoras comunitárias e mais recentemente as web rádios. O Periscópio manteve contato com radialistas das emissoras de Itu que falaram a sobre a importância do rádio local.

Para Heraldo de Oliveira, apresentador do “Hora H”, na Cidade FM, “depois de anos fora desse importante meio de comunicação,onde tive o privilégio de trabalhar nas principais mídias do país, voltei para uma emissora exatamente na cidade em que iniciei minha carreira. Tenho absoluta certeza que o veículo de comunicação continua imbatível, com credibilidade e agilidade inigualáveis. Com o passar dos anos, o rádio além de manter sua eterna juventude, continua um vencedor. Não perde sua instantaneidade nem mesmo para a internet, para a qual muitos achavam que o rádio seria derrotado. O veículo rádio é uma paixão sem fim”.

Falando pela Rádio Nova Cristal, seu diretor Normino José  de Oliveira, o Normino da Rádio, afirma que “desde minha infância sou apaixonado pelo rádio. Cresci ouvindo, e desde minha adolescência faço parte desta história, comunicando. O rádio para mim proporciona interação, um verdadeiro vínculo de amizade e companheirismo. Muito me orgulho de ter tido a oportunidade de fundar a Rádio Nova FM na região do Pirapitingui, que tem seus microfones abertos a esta população. Enfim, o rádio fica ainda mais contagiante quando feito com um espírito autruísta em defesa de seus ouvintes”.

Pela Rádio Convenção, que trabalha na migração de AM para FM, uma necessidade para a modernização do veículo, Rick Caetano, jornalista e radialista, diretor da rádio, diz que “o rádio é importante para a liberdade de imprensa, porque ainda é o meio mais imediato de comunicação de massa que permite tratar uma variedade de questões de forma concisa ou extensa com o menor custo: leva informação e entretenimento, permite o cultivo da criatividade para dar vida às imagens com palavras. Eu, por exemplo, comecei aos 14 anos e nunca mais parei”.

Um dos nomes mais icônicos do rádio de Itu é Rita de Cássia de Campos, há mais de 50 anos na profissão e que criou ao longo dos anos um forte vínculo com o veículo e um público cativo. Sua ligação com o veículo é tamanha e tão intensa, que seu nome poderia ser simplesmente “Rita da Rádio”. Atualmente na Nova Itu FM, ela celebra o Dia do Rádio lembrando que “o rádio fala direto ao povo. Hoje ainda há pessoas que ligam o rádio para nos ouvir como se fossemos da família. Uma intimidade, um vínculo nosso com o ouvinte. Fico muito feliz em poder estar há tanto tempo fazendo o que gosto, para quem gosto. Para mim o rádio é uma paixão, comunicar é minha missão”.