Dois Pontos Especial Câmara – 15/08/18

SURPRESA: A renúncia do vereador Reginaldo Carlota pegou de surpresa muitos de seus eleitores e os próprios vereadores. Nos bastidores da Câmara, houve muita movimentação de parlamentares e assessores após a leitura da carta de renúncia do agora ex-vereador ituano. 

TÍTULOS: A Câmara votou ontem dois projetos de decreto legislativo de autoria do vereador Dito Roque (Podemos). As proposituras concedem o título de Cidadania Ituana ao Padre Fernando Augusto Meira, da Paróquia do São Luiz, e à professora Angelina Maria Borghetti Arruda, que trabalhou no SESI e na Prefeitura.

PROJETOS: Em segunda discussão, a Câmara votou diversas proposituras de denominação de vias públicas, a da Semana de Ensino de Noções Básicas da Lei Maria da Penha (de autoria de Macruz) e de inclusão no calendário de eventos da cidade da Campanha para o Trote Solidário (de Wilson da Farmácia). Além disso, em regime de urgência, foi votada a concessão da Medalha Imperatriz Leopoldina.

RETIRADO: Depois de muitas idas e vindas, com a inclusão de emendas e diversos adiamentos, o projeto nº 25/2018 – que promove alterações na remuneração e nos cargos da Guarda Municipal – foi retirado pela Prefeitura. Segundo a administração, é necessário “melhores estudos”.

ASSÉDIO: O vereador Macruz (PTB) protocolou na Câmara um projeto que proíbe a prática de assédio pessoal a transeuntes em vias e logradouros públicos, que induza a contratação de serviços médicos e de saúde de qualquer gênero em Itu. Na prática, a propositura visa acabar com a panfletagem de dentistas principalmente no eixo entre o Mercadão e a Rua Sete de Setembro.

ATUAÇÃO: Nas semanas que antecedem as eleições, por mais que dessa vez o pleito não seja municipal, a atuação dos vereadores na Câmara deve ser comedida. Poucos projetos mais importantes – com exceção do projeto das fachadas – devem ser votados pelos parlamentares, que vêm evitando polêmicas.

ATUAÇÃO II: A atuação do vice-presidente da Câmara, Thiago Gonçales (PR), também deve ser comedida, afinal ele é o único vereador ituano que será candidato nas eleições e deverá se preservar de possíveis embates desnecessários. Ele disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo.