Efeito chapiscado: tendência e tradição

A conhecida parede de “espinhos” é tendência há anos e continua nos favoritos da decoração

O efeito chapiscado é uma tendência decorativa bastante tradicional por ser despojado, prático de se criar e possuir baixo custo de investimento.

O chapisco é necessário para criar a aderência do emboço (camada de regularização da superfície), evitando que este se solte. Ele nada mais é do que um reforço na ligação entre as partes. Esse efeito é a primeira etapa da cobertura da parede e, sem ele, as outras partes podem descolar ou até cair.

Todas as paredes e tetos devem receber uma camada de chapisco, independente do acabamento. Em alguns casos, ele é o único método de revestimento, como muros.

Esse efeito é um dos mais simples de se fazer e é bastante usado para evidenciar jardins e áreas externas, por aparentar ser mais rústico e natural, mas o cuidado com a umidade deve ser tomado.

A parede com chapisco é mais requisitada por ser uma superfície diferenciada na decoração. Pode-se criar, através do chapisco, ambientes mais descolados, requintados e flexíveis, dando a sensação de simplicidade e rusticidade.

Com uma massa feita de cimento, areia e água, é fácil criar a parede “salpicada”, e a exploração das cores pode ser feita sem medo neste tipo de textura. Na hora da cobertura com as cores, o ideal é passar uma camada que crie os “gominhos”, deixar secar bem e depois reaplicar a cor para chegar ao tom desejado.