Eleições da OAB/SP acontecem no dia 25 de novembro

Atual presidente da OAB-Itu, Dr. Rodrigo Tarossi explica como funcionará o pleito (Foto: Divulgação)

No dia 25 de novembro acontecem as eleições para renovação dos quadros diretivos da OAB/SP, dentre os quais a Diretoria Seccional, o Conselho Estadual e as Diretoria das Subseções, iniciando um novo triênio com novos gestores para os anos 2022-2024. São mais de 400 mil advogados e advogadas inscritos na OAB/SP, que, democraticamente, escolherão as novas lideranças da advocacia bandeirante. 

Atual presidente da subseção de Itu, Dr. Rodrigo Tarossi, explica ao Periscópio como funcionará o pleito. “A novidade das eleições deste ano é utilização das urnas eletrônicas, tanto para a escolha da Diretoria Seccional, como para a escolha das Diretorias das 258 Subseções espalhadas pelo Estado de São Paulo”, afirma.

Com isso, os advogados votarão primeiramente para a chapa da Seccional (estadual), identificada com dois dígitos e, após a confirmação, para a chapa da Subseção (municipal), identificada com cinco dígitos.

Para o pleito Estadual (Seccional) foram inscritas cinco chapas: a chapa 11, encabeçada pelo atual presidente da OAB/SP, Dr. Caio Augusto Santos Silva, que tenta a reeleição; a chapa 14, que tem como candidata à presidente a advogada e professora Dra. Patrícia Vanzolini; a chapa 20, capitaneada pela Dra. Dora Cavalcanti, a chapa do candidato Dr. Alfredo Scaff, que leva o número 33 e a chapa liderada por Dr. Mário de Oliveira Filho, número 23.

“Em nossa subseção, como já venho externando desde o início do meu mandato, não registrei candidatura e não serei candidato nessas eleições. Até o momento, apenas uma chapa foi inscrita para o pleito municipal, a chapa do atual vice-presidente Dr. André Carneiro Sbrissa”, explica Dr. Tarossi.

O atual presidente da OAB-Itu acrescenta. “Nossa subseção também tem um candidato como conselheiro titular na chapa da Dra. Patrícia Vanzolini, o Dr. Luis Fernando Clauss Ferraz, atual secretário geral da OAB-Itu”.

“Na nossa subseção não registramos nenhuma chapa além da chapa do Dr. André, razão pela qual posso afirmar com segurança que o próximo presidente da OAB-Itu é o Dr. André Sbrissa, grande amigo, excelente advogado”, destaca Dr. Rodrigo Tarossi. A chapa única é composta ainda pelo Dr. Marcelo Teixeira (vice-presidente), pelas Dras. Lia Palomo Poiani (secretária geral), Gilda Dares Rucke Souza (secretária adjunta) e Josini Perazoli Mota (tesoureira).  

“Sempre importante destacar que, historicamente, as eleições da OAB/SP têm grande número de abstenção, por conta da natureza facultativa do voto, assim como pela realização da votação em dia útil. A tendência desse ano é presenciarmos uma abstenção ainda maior, tendo em vista o estado de pandemia, assim como pelo índice de inadimplência. Vale lembrar que, para ter direito a voto, é necessário estar adimplente com a instituição, conforme § 5°, artigo 133, do Regulamento Geral”, explica Dr. Tarossi.

Para tentar reverter o quadro de alta abstenção, alguns Estados (Seccionais), como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Maranhão, adotaram o voto online para essas eleições. “Tal medida, além de proporcionar uma maior proteção à saúde dos eleitores advogados e advogadas, certamente resultará num maior engajamento da advocacia com as eleições. Infelizmente a OAB/SP não adotou o mesmo sistema”, comenta o presidente da OAB-Itu.

Na cidade de Itu, a votação será na Casa da Advocacia e Cidadania, situada na Rua Piauí, n° 128, Bairro Brasil, das 9h às 17h. “Nosso compromisso, na medida do possível, é fazer um esquema de votação célere, evitando, assim, filas e aglomerações”, conclui Dr. Rodrigo Tarossi.