Em operação contra falsos policiais, PF faz apreensões em Cabreúva

Em Cabreúva, foram apreendidas roupas de policiais na casa de um investigado (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Na manhã de ontem (06), a Polícia Federal de Campinas cumpriu três mandados de busca e apreensão para obter provas em investigações contra pessoas que se apresentam como falsos policiais para “fins ilícitos”. Duas ordens foram executadas na cidade de Cabreúva e uma em Socorro. Os investigados vão responder pelo crime de uso indevido da imagem pública.

De acordo com informações da Polícia Federal, a primeira investigação começou em setembro, a partir do registro de servidores públicos contra uma pessoa que se apresentou como policial federal dentro da repartição, enquanto a segunda teve início em junho a partir de fotos publicadas em redes sociais com um suspeito usando indevidamente o uniforme da corporação.

A investigação ainda afirmou que, em maio, também identificou e indiciou uma mulher que dizia ser policial federal para obter vantagens indevidas, chegando a publicar selfies com a Delegacia da Polícia Federal de Campinas ao fundo, além de também vestir o uniforme. A suspeita ainda usava o adesivo da PF no próprio carro. Em Cabreúva, foram apreendidas roupas de policiais na casa de um investigado. O bairro da ocorrência não foi divulgado pelas autoridades.

A pena para o crime de uso indevido da imagem pública pode chegar a seis anos de prisão. As autoridades também alertam para que qualquer dúvida sobre a identidade funcional de policiais federais deve entrar em contato com a delegacia pelos telefones: (19) 3345-2260 e 3345-2234, além de outros canais disponíveis na internet.