Em seu sexto ano, Circuito Saúde recebe bom público no CEUNSP de Itu

Foto: Daniel Nápoli

Foi realizado no Salão de Festas do Campus I do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Itu, na manhã da última quarta-feira (19), mais uma edição do Circuito Saúde, que integrou as atividades do Congresso de Nutrição da instituição de ensino superior.

Na oportunidade, foram  oferecidos atendimentos gratuitos aos participantes, como avaliação de IMC, aferição da pressão arterial e glicemia, tipagem sanguínea e análise postural, atendimentos nutricionais, quick massage e orientações sobre febre maculosa, uso e descarte de medicamentos e sobre cuidados de animais domésticos e zoonoses.

Coordenadora do curso de Nutrição do CEUNSP, professora Amanda Calegari comentou a respeito da importância do projeto, que acontece há seis anos. “Nosso objetivo é levar para a comunidade tudo que a gente produz dentro do curso, dentro de nossa área específica de conhecimento, para que a pessoa que venha até aqui, de maneira gratuita, saia com uma bagagem grande de conhecimento”.

Amanda exemplifica. “Um idoso por exemplo, que venha a passar por aqui, não tem só uma hipertensão, pode ter um problema de coluna, dúvida quanto aos medicamentos e essa orientação é muito importante”, relata a educadora, que também aponta o ganho para os estudantes. “Essa interdisciplinaridade  (nove cursos atuam juntos no circuito) permite que o aluno saia melhor capacitado para o mercado de trabalho, saia mais completo”.

Experiência é o que diz ter conquistado a estudante do 6º semestre de nutrição Heloísa Cardoso. “Atuar no circuito me ensinou muito a compreender melhor as pessoas, a respeitar os gostos de cada um, saber lidar com as situações que nos são proporcionadas e buscar sempre melhorar a saúde da pessoa”.

Também estudante de nutrição e no mesmo período, Victor Peixoto acredita que  participar do circuito irá auxiliar em sua carreira. “É um aprendizado que nos ajudará lá fora. A como nos portamos, como organizar um evento de tal porte. É um conhecimento muito importante”, pondera.

Pelo “olhar” de quem passou pelo circuito para saber de sua saúde, o conhecimento também foi grande, de acordo com Maria Inês de Souza, de 67 anos. “Participei de todo o circuito e gostei muito. Fui muito bem atendida e fiquei feliz, pois minhas dúvidas foram sanadas e minha saúde está em dia, graças a Deus”, comemora a participante.

Durante toda a manhã de quarta-feira, período em que o evento foi realizado, foram realizados mais de 1.300 atendimentos de saúde. (Daniel Nápoli)