Em um dia, três casos de suspeita de embriaguez ao volante em Itu

O Plantão Policial da Delegacia Central registrou, no último sábado (16), três ocorrências referentes a suspeita de embriaguez ao volante. Os casos se deram em diferentes pontos da cidade de Itu.

Por volta da 0h38, a Polícia Militar se dirigiu ao local para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito sem feridos. Após apuração, a PM tomou ciência de que o empresário F.A.B., de 41 anos, trafegava pela via quando não conseguiu frear, vindo a colidir contra a traseira de GM/Chevrolet bege, guiado por um operador de 22 anos.

Depois da verificação dos documentos dos condutores envolvidos no acidente, foi constatado pela PM que o licenciamento do autor da colisão estava vencido, com o veículo então sendo apreendido. Ainda durante a verificação da ocorrência, os policiais notaram que o empresário apresentava sinal de embriaguez, exalando um forte odor etílico, sendo então convidado a realizar o teste do bafômetro.

Com a negativa em se submeter ao teste, F.A.B. foi encaminhado ao Plantão Policial da Delegacia Central. No local, o empresário autorizou se submeter a exame de sangue, sendo então conduzido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Nossa Senhora Aparecida, onde foi colhido o seu sangue, que posteriormente foi levado a Instituto Médico Legal de Sorocaba para análise da dosagem de álcool no sangue. Durante a ocorrência, o empresário disse ter ingerido vinho antes de assumir a direção do veículo, porém se “encontrava bem para dirigir.”

Segundo caso

Durante aquela tarde, a Polícia Militar promovia patrulhamento pela Rua Dr. Graciano Geribello, no Bairro Alto, quando flagrou o ajudante de pedreiro P.E.R., de 61 anos de idade, perdendo o controle da direção, vindo a se chocar contra a guia, estourando um dos pneus de seu Ford/Escort cinza.

Ao abordar o ajudante de pedreiro, os policiais notaram que ele apresentava sinais de embriaguez, como olhos avermelhados e dificuldade para se expressar, sendo então convidado a se submeter ao teste do bafômetro, passando então a ocorrência a contar com o apoio da Polícia Militar Rodoviária.

Ao realizar o teste, teve como resultado 0,63 mg/, o acima do tolerado pela legislação, com P.E.R. recebendo voz de prisão, sendo conduzido ao Plantão Policial da Delegacia Central, de onde sairia após pagamento de fiança. Porém, durante a ocorrência, foi feita pesquisa e constatado que o ajudante de pedreiro era foragido da Justiça, permanecendo então preso.

Terceiro caso

A última ocorrência do gênero se deu por volta das 22h40 na Avenida Prudente de Moraes, no bairro Vila Nova, local em que o motorista F.G., de 21 anos, caiu de sua motocicleta Honda/CB 300R preta, sendo abordado pela Polícia Militar logo após a queda, enquanto tentava levantar o veículo.

O averiguado, que apresentava sinais de embriaguez, disse que estava retornando para Capivari após ter passado a tarde em Itu, onde havia ingerido “cinco ou seis latas de cerveja” em um encontro de motociclistas. Foi localizado ainda em seu poder um cigarro de maconha, com o indivíduo dizendo que o entorpecente era para consumo próprio.

Convidado a se submeter ao teste do bafômetro, F.G. se negou a fazê-lo, sendo então encaminhado ao Plantão Policial da Delegacia Central, com condução posterior a UPA, onde aceitou ser submetido a coleta de sangue para exame toxicológico. O material foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Sorocaba.