Escritor de Itu destina lucro de livros a projeto de proteção de gatos de rua

O escritor e poeta João Affonso, parceiro de composição do músico ituano Murillo Augusus, está destinando o lucro obtido na venda de dois livros de sua autoria para uma entidade de proteção animal de Itu, o projeto Gateiros. As publicações estão disponíveis para compra na Amazon, tanto em versão digital quanto física, através do link amzn.to/34l3eqH.

Nascido em Santos no inverno de 1975, o autor vive atualmente na cidade de Itu, onde se dedica à música, à literatura e à poesia, sempre na companhia da família e dos amigos, de bons vinhos, whiskies e cervejas. Tendo publicado contos e crônicas em antologias, “Mente Desperta” é a sua primeira publicação contendo poesias e letras de canções e “O Talarico” é a sua primeira novela.

No primeiro, os textos escolhidos pelo autor para compor a coletânea são alguns dos frutos de trinta anos de parcerias musicais e registros de pensamentos inquietos, guardados em seu baú. Alguns dos poemas foram anteriormente publicados em antologias e periódicos, enquanto outros tantos foram inscritos e selecionados em diversos concursos literários. Nem todas as letras de música foram concebidas assim. Uma parte nasceu poesia. Algumas foram lançadas em disco, participaram de concursos, venceram festivais. Outras continuam no aguardo de melodias que as venham redimir.

Já em “O Talarico”, o ressurgimento de Moacir, amigo de longa data, dos “tempos da loucura”, deprimido pela iminência de um divórcio conturbado, traz uma série de incertezas à mente de Alexandre. Sua frágil tranquilidade, conquistada a duras penas, começa a ruir, ante a presença cada vez mais intimidante do antigo amigo. Problemas no relacionamento e no trabalho, alcoolismo, ciúme… Um inferno astral paira sobre sua vida. Será esse o pagamento que ele merece pela qualidade de sua amizade?

O valor arrecadado com a venda dos livros será revertido para o projeto Gateiros Itu, grupo de proteção focado na castração de gatos de rua e envio para adoção responsável. Sem auxílio de entes públicos, o grupo, que iniciou suas atividades em 2016, e hoje conta com milhares de seguidores, já castrou e conseguiu lar para centenas de gatos.