Estudantes da rede estadual retornam presencialmente às aulas do 2º semestre

Diretoria de Ensino de Itu divulgou como foi o retorno presencial, como nesta escola em Itu (Foto: Reprodução)

As aulas do 2º semestre retornaram na segunda-feira (02) para 3,5 milhões de estudantes de toda a rede estadual, incluindo na cidade de Itu. Destes, 97%, que estudam em municípios onde há autorização, podem comparecer presencialmente nas escolas estaduais. Nas redes sociais, a Diretoria Regional de Ensino de Itu divulgou fotos do retorno presencial em diversas escolas da cidade e da região.

A nova fase é marcada pela ampliação da capacidade de atendimento das escolas, tendo como base as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, as unidades passarão a atender os estudantes de forma presencial de acordo com sua capacidade física, e não mais apenas seguindo a porcentagem de ocupação indicada no Plano SP, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

“Temos escolas que terão 100% dos alunos nesse retorno, e outras escolas que estarão num percentual abaixo, pois o limite físico da escola não possibilita que esse percentual seja maior”, explicou o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares.

Ao todo, 68 municípios ainda têm decretos que impedem o retorno presencial até o dia 6 de agosto. Por isso, cerca de 91 mil estudantes em 194 escolas (4% da rede) ainda não poderão retornar às aulas presenciais. Estes alunos seguem acompanhando as aulas pelo Centro de Mídias de SP. O ano letivo se encerra em 23 de dezembro para toda a rede.

Segundo a Secretaria de Educação,  uso de máscaras continua obrigatório dentro das escolas e também durante o percurso de ida e volta. Ao adentrarem nas unidades, todas as pessoas terão a temperatura aferida e, caso esteja acima de 37,5º C, será orientado o retorno para casa. Os protocolos também incluem higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e dos ambientes e ambientes arejados com portas e janelas abertas.

“As famílias que ainda estão inseguras e tiverem alguma dúvida peço que procurem a escola e converse com a equipe, pois é muito importante que a criança volte. Esse é o momento de priorizar as escolas e as crianças para que elas tenham um bom retorno, que é tão importante para o aprendizado e para o emocional”, disse Rossieli.

Todos os estudantes que não possuam atestado de comorbidade serão orientados a frequentar presencialmente a escola. Caso o estudante/família opte em permanecer apenas com as aulas remotas pelo Centro de Mídias SP e outras atividades propostas pelas escolas, o responsável legal deverá comunicar por escrito a unidade e se comprometer a manter a frequência digital do aluno.

Todos os servidores da rede estadual voltarão às atividades presenciais, sem revezamento. Os que pertencem aos grupos de risco só irão retornar 14 dias após a aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina contra a Covid-19. Os servidores e colaboradores que, por escolha pessoal, optarem por não se vacinar dentro do calendário local também deverão retornar.

Casos suspeitos e confirmados de Covid de funcionários ou alunos que compareceram presencialmente deverão ser registrados no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação (SIMED). Os contactantes, ou seja, todas as pessoas dentro da escola que estiveram a menos de um metro do infectado por pelo menos 15 minutos, deverão ser identificados e também registrados no SIMED, devendo cumprir o isolamento conforme protocolo.

A investigação epidemiológica e determinação da interrupção temporária das atividades presenciais da turma, turno ou total da respectiva unidade escolar cabe à Vigilância em Saúde local.