“Festa da Primavera” acontece em Itu neste final de semana

Evento na Chácara do Rosário reúne diversos expositores (Foto: Divulgação)

Acontece neste final de semana a 3ª edição da feira promovida pelo Projeto If@zenda. que terá como tema “Festa da Primavera”. A feira será realizada neste sábado (18), das 14h às 21h, e domingo (19), das 11h às 17h, na Chácara do Rosário, localizada à Rodovia Convenção Republicana, Km 44 – Bairro Canjica, em Itu. Informações: (11) 95598-5054.

A rede de produtores locais surgiu em uma iniciativa do Projeto If@zenda, que nasceu em Itu e está implementando projetos socioambientais em várias cidades da região. O projeto, em parceria com o Sindicato Rural de Itu e com a Chácara do Rosário, reúne pequenos produtores da região de Itu e realiza feiras com esses pequenos produtores.

Essa edição “Festa da Primavera” traz novidades como ser um evento Pet Friendly (ou seja, os animais de estimação são bem-vindos), divulgação dos trabalhos do GBR – Grupo de Busca e Resgate com Cães, plantio coletivo de jardim de mel e oficina de abelhas sem ferrão.   

Os projetos socioambientais do If@zenda são criados e pensados de maneira a serem os mais inclusivos e regenerativos possíveis. Na Chácara do Rosário e em várias outras propriedades parceiras, o acordo é de preservação das espécies nativas brasileiras, atuando de forma regenerativa, inclusive plantando árvores e arbustos,  principalmente de melitófilas (plantas para os polinizadores).

Devido ao momento de crise climática é que surge o idealismo desses produtores, que unidos proporcionam e criam novas ações,  sempre pensando em como contribuir para a regeneração do planeta. Em todas as edições das feiras são realizados plantios coletivos que chamam de “jardins de mel” para os polinizadores e ainda realizam oficinas de conscientização, enfatizando a importância das abelhas.

“Queremos atuar ajudando a aumentar essas áreas para muito além de suas fazendas, interligando com outras áreas próximas de outros parceiros criando corredores verdes em toda região para que a fauna volte a habitar esses locais cada vez mais. Portanto, quem participa de nossas feiras não está apenas apoiando a economia local, mas ajudando a melhorar o mundo, começando por seu entorno”, afirmam os organizadores.

Participarão da feira: Buffet Bolognesi & Cozinha (lanche de pernil); Queijos Bonani / Melina; Gi Picanço (pão de mel, brownies, cookies e cápsulas de cappuccino); Meu Broto Itu (brotos, microverdes, kit microverdes, kit especiarias, gin tônica, empadão de frango); Agroecológicos Chácara do Rosário – Hortaliças e Legumes Orgânicos; If@zenda produtos em parceria com as abelhas; Beto Moura Balas de Vidro; Doçura em Família; Geleia da Li; Clubes de Mães de Itu – Artesanatos feitos com Amor; Truppe Cervejaria (chopp artesanal); Artesanale Boleria Afetiva (bolos caseiros do tipo caseirinhos gourmet); Claudio Salão do Campo Defumados; Ruraltur – Cavalgadas.