Festa de São Benedito em Itu: encontro de gerações em meio a tradição histórica

Por Daniel Nápoli

Fiéis acompanham o levantamento do Mastro de São Benedito, uma tradição histórica em Itu Foto: Daniel Nápoli

No último domingo (05), foram iniciadas as festividades em louvor à São Benedito no ano de 2020, com a fixação do “Mastro de São Benedito”, uma tradição realizada em frente a igreja que leva seu nome, situada no Centro de Itu, construída em 1910 após um incêndio ter destruído, três anos antes, a Igreja de São Luiz de Tolosa, que anteriormente era o templo da Irmandade de São Benedito no município, fundada no ano de 1693.

O evento contou com a presença do grupo Cia. Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu e prestigiado por centenas de fiéis, que após a fixação do mastro, acompanharam a missa festiva.

A tradição da fixação do mastro e de toda a festividade em louvor ao santo padroeiro dos cozinheiros é muito importante para diversas pessoas, entre elas Natalina Pereira, de 70 anos, que desde a infância, participa do ato religioso. “É uma tradição de família e a minha família é muito católica, tanto é que meu tio Lupércio foi zelador aqui da Igreja de São Benedito e desde criança acompanho”.

Lina, como é conhecida, é uma das fundadoras da Cia. Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu, a qual seu filho, Erivam, é vice-presidente atualmente. “Isso é algo que vai passando de geração para geração. Quando em 2010 a gente veio com a Folia de Reis, o Monsenhor Durval ficou feliz, pois disse que a tradição não iria morrer. O meu filho também acompanha, caso um dia eu parta para o outro lado ele dará continuidade”.

A festividade religiosa promove um verdadeiro encontro de gerações, alimentando assim a manutenção da tradição, como explica Benedita Aparecida dos Santos (Bene), de 65 anos, também atuante na Cia. Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu. “Tenho dois netos que participam comigo. É uma tradição que está sendo resgatada. O catolicismo ficou meio parado, mas através dessas tradições está sendo resgatado. Muitas crianças, como meus netos, estão participando”, conclui.

Programação
A Festa de São Benedito 2020 tem sequência amanhã (09), com missa festiva às 19h, com a solenidade religiosa se repetindo no mesmo horário na sexta-feira (10). Ainda na parte litúrgica da festividade, sábado (11), acontece a missa da saúde, às 16h e a missa festiva às 19h. Já no domingo (12), ocorre a missa solene (11h) e às 16h, missa festiva seguia de procissão com a imagem de São Benedito, sendo realizado sermão ao final do ato.

Saindo da parte litúrgica, ocorrerá no sábado (11) e no domingo (12), a tradicional quermesse, com barracas de cuscuz, doces, bebidas, lanches e sorteio de prendas. Mais informações a respeito da festividade podem ser obtidas pelo telefone (11) 4022-4971.