Fotografias mantêm a história da cidade

Fotos como essa do Largo da Matriz, em 1942, podem ser encontradas no grupo (Foto: Sétimo Catherine)

Na última quinta-feira (19) foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A escolha da data foi por marcar o surgimento do daguerreótipo e a popularização do seu uso para criar as primeiras fotografias permanentes da história. Considerada a primeira captura permanente do mundo, a “foto” inaugural foi feita pelo francês Joseph Nicèphore Niépce, em 1826, e batizada como “Vista da Janela em Le Gras”. É considerada a primeira captura permanente do mundo.

Desde então, a fotografia se fez cada vez mais presente em toda a sociedade, sendo uma importante ferramenta para guardarmos lembranças, ajudarmos a preservar memórias e contar a História. Na cidade de Itu, um grupo de pessoas vem promovendo o resgate a manutenção da história do município por meio de uma página no Facebook chamada “Fotos Antigas de Itu”.

Como o próprio nome diz, no grupo, seus membros compartilham imagens de diferentes épocas de Itu e contextualizam as mesmas, trazendo para as novas gerações os diferentes costumes. Muitas vezes, você leitor pode ter passado por um local da cidade e não faz ideia do que foi ali um dia. Por meio do grupo você não só passa a saber, como também passa a conhecer outras histórias sobre determinado ponto da cidade e qual é o motivo de estar de uma outra maneira nos dias de hoje.

O grupo “Fotos Antigas de Itu” surgiu no ano de 2013, idealizado por Deborah Dubner, inspirada em um grupo sobre fotos antigas da cidade de Salto. Posteriormente, o grupo foi comandado pelo marido de Deborah, Alan Dubner, e atualmente o “Fotos Antigas de Itu” é liderado pelo tecnólogo mecânico aposentado Benedito Edson Marangoni, de 68 anos.

Benedito Edson Marangoni atualmente está à frente do grupo “Fotos Antigas de Itu (Foto: Arquivo pessoal)

“Meu maior interesse em participar do grupo ‘Fotos Antigas de Itu’ não foi pela arte fotográfica em si, mas pelas histórias que as fotos nos contam. E, especialmente, pela história de Itu”, destaca Marangoni. Ele, que tomou conhecimento do grupo no mesmo ano de sua fundação (2013), diz que “a fotografia é um dos meios (talvez o melhor deles – ‘uma imagem vale por mil palavras’) pelos quais passamos a conhecer o passado. E Itu tem uma bela história pra contar sobre seu passado”.

Ao longo desses oito anos, ele vem conhecendo, através das fotos postadas, um pouco mais sobre a história da cidade onde nasceu e vive até hoje. A aposentada Norma Regina Mazulo de Melo Cesar também é atuante no grupo e faz questão de destacar a importância do mesmo. “É o resgate da história de Itu, da nossa história. Para o jovem, é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua cidade e para outros, é a oportunidade de recordar bons momentos vividos por aqui”.

Norma reforça. “A fotografia, os relatos no grupo, são uma maneira de manter viva a história, pois se todo mundo guardasse só para si as fotos, os registros, não haveria nada para contar. Por isso o grupo é importante. É a história de todos nós”.

Os interessados em participar do grupo, podem acessar https://www.facebook.com/groups/155746347854536. Lembrando que, como todo grupo, existem regras a cumprir, que poderão ser conferidas ao acessar o mesmo.