Ginásio da Associação acolherá moradores de rua a partir de hoje

Foto – Arquivo pessoal/Marcelo Buchignani

A partir deste domingo (07), a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social (Semprodes), com auxílio de outras secretarias e de entidades ituanas, irá realizar o acolhimento de pessoas em situação de rua no período noturno no ginásio da Associação Atlética Ituana (AAI). A entrada dos moradores será a partir das 18h.

A ação, como vem ocorrendo em outros municípios brasileiros, é feita para auxiliar a população de rua durante as baixas temperaturas registradas – em Itu, a previsão é a mínima chegue a 2º C neste domingo. A Guarda Civil Municipal foi orientada para atender os moradores de rua e levá-los para o local caso solicitado.

Segundo o secretário César Calixto, a ação conta com apoio de diversas instituições da sociedade civil, como igrejas, movimentos e ONGs. “Todo mundo fazendo um tipo de coisa. Ou levando alimentação que será oferecida no ginásio, colchões para poder abrigar todos, porque nós não sabemos o quanto de moradores nós vamos motivar para sair da rua”, explica.

Ainda de acordo com Calixto, a equipe da Semprodes estará na rua oferecendo a opção para aqueles moradores que queiram ter o abrigo temporário até por volta das 7h, quando termina o acolhimento. “Enquanto prevalecer essa onda de frio, nós devemos permanecer acolhendo de forma temporária na Associação ou em outro local caso se estenda muito”, conta.

Quem quiser auxiliar na doação de roupas, colchonetes e alimentos para os desabrigados, pode destinar na sede da Semprodes (Praça Dom Pedro I, 116, Centro) durante o dia. No período noturno, pode levar os donativos na Associação. Lembrando que Itu conta ainda com Centro Pop, que oferece abrigo para os moradores de rua.

Composto por equipe multidisciplinar, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua fica localizado na Rua Manoel Silveira de Camargo, 151, Vila São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-2150.

Um comentário em “Ginásio da Associação acolherá moradores de rua a partir de hoje

  • 07/07/2019 em 18:16
    Permalink

    Linda iniciativa!!!!

Os comentários estão desativados.