Green São Paulo-Itu reúne mais de 450 pessoas

Ex-ministro Roberto Rodrigues foi uma das atrações do Green São Paulo-Itu (Foto: Divulgação)

O Green São Paulo-Itu foi um grande sucesso. O evento, realizado no último dia 12 de maio no Itu Plaza Hotel, contou com a presença de mais de 450 pessoas, entre integrantes da sociedade civil, estudantes e representantes de empresas e administração municipal, que conferiram palestras de importantes nomes da economia sustentável, meio ambiente e agronegócio, discutindo o tema “O Mosaico da Bioeconomia”. 

Segundo a Green Rio, organizadora do fórum, o evento foi considerado um sucesso por diversas pessoas que lá estiveram, desde palestrantes e autoridades a estudantes que acompanharam com atenção os painéis. Um dos destaques foi a excelente palestra do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que foi aplaudida de pé, emocionando a plateia e o próprio orador.

“Para nós, organizadores do evento, foi uma realização especialmente feliz. Promover encontros de atores comprometidos com sustentabilidade faz parte da missão do Green Rio, e, quando conseguimos visualizar acordos e projetos acontecendo durante o evento, a realização é completa. Foi o que aconteceu no dia 12 de maio de 2023, em Itu”, afirmou Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio, que participou da mesa de abertura.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, também esteve presente e destacou a importância do assunto nos dias atuais. “É sempre necessário discutir como faz e o quanto se faz, e nós tivemos a coragem e ousadia para abordar e colocar em prática a bioeconomia aqui em Itu, não é fácil, porém se faz necessário”, declarou.

Maria Beatriz deu um voto de louvor para a equipe da Prefeitura de Itu e ao prefeito, que apostou na bioeconomia e na economia circular como metas estruturantes para Itu. Ela também destaca os patrocinadores do evento (EPPO Cidades Inteligentes, Guarany e Visconde Construtora), que acreditaram no potencial da iniciativa.

Também participaram da mesa de abertura a CEO da Guarany, Alida Bellandi; o Presidente da EPPO, José Carlos Ventre; o Deputy Director of the Fraunhofe Institute, Peter Eisner; o Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Caio Carvalho; o presidente das ANAMMA SP, Rogério Menezes; o vice-presidente do SEBRAE-SP e vice-presidente no Sistema FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles; e o ex-secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Ciência, Tecnologia, de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Energia, João Carlos de Souza Meirelles, além de autoridades locais. 

“Quando nós vislumbramos o potencial de Itu para ser o primeiro cluster de bioeconomia no país, nós pensamos em questões logísticas, culturais, históricas, econômicas e a participação relevante de projetos que fazem esse município ser muito especial”, declarou Alida Bellandi durante sua apresentação. 

“Itu vem, ao longo de toda essa trajetória, mostrando pioneirismo no meio ambiente, pioneirismo em entender que economia e crescimento pode andar junto com o meio ambiente, com geração de emprego”, destacou José Carlos Ventre, destacando a parceria entre iniciativa privada e poder público.

Os desdobramentos do Green São Paulo-Itu já estão acontecendo,  reuniões já foram agendadas e alguns resultados do encontro realizado no dia 12 de maio serão apresentados no Green Rio, na Marina da Glória (Rio de Janeiro), que acontece de 31 de agosto a 2 de setembro. Para acompanhar tudo, acesse o site https://www.greenrio.com.br/

Atrações

O espaço do Itu Plaza Hotel foi dividido em auditório principal, onde ocorreram os painéis, e um espaço para os expositores.  Durante todo o evento, o público presente pôde acompanhar as palestras que foram ministradas, e conhecer um pouco sobre os expositores presentes. 

Produtores locais e patrocinadores puderam mostrar ao público um pouco de suas ações que contribuem para a economia sustentável em Itu e região. Este espaço também foi destinado para a Área Vila Tech, onde startups mostraram suas soluções tecnológicas voltadas para a bioeconomia. A Prefeitura também esteve presente com um estande de informações turísticas sobre Itu.

O ponto alto do evento ocorreu pela manhã, quando ocorreu a palestra do engenheiro agrônomo, agricultor, professor emérito da FGV e presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, Roberto Rodrigues. Ele foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006) e Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993/1994).

Ele tratou sobre a agricultura brasileira na atual conjuntura geopolítica e os horizontes daqui pra frente. Para ele, a economia global se divide entre Ocidente e China e o Brasil está no lado ocidental, mas ligado aos chineses comercialmente, sobretudo na agricultura. “Nós temos uma posição híbrida, curiosa, que pode ser uma dificuldade, mas pode ser o contrário: uma grande possibilidade”, declarou Rodrigues.

O ex-ministro destacou as três principais questões da humanidade atualmente: segurança alimentar, energia e meio ambiente. “Quem vai resolver essa problemática toda é a agricultura do mundo. Não vai ser o setor, é a agricultura”, destacou, reforçando a liderança mundial do Brasil na agricultura tropical e sustentável.

No período da tarde, três painéis foram realizados: um sobre “Economia Circular, Gestão de Resíduos e Transição Energética”, outro sobre “Bioeconomia e Inovação” e o último sobre “Indústria e Empreendedorismo como Agentes de Sustentabilidade”. Por fim, foi aberto espaço para perguntas e considerações finais.