CIS e CETESB esclarecem situação de córrego

Problema seria recorrente na Rua Januário Pamplona, de acordo com moradores (Foto: Daniel Nápoli)

Um córrego que corta a Rua Januário Pamplona, no Jardim Santa Tereza, em Itu, há pelo menos quatro anos – de acordo com moradores das imediações – vem sendo motivo de transtorno. Segundo populares o mau cheiro do espaço está insuportável.

“Existe ali um esgoto a céu aberto, causando desconforto e preocupação”, disse um morador que não quis se identificar. “A situação piora no trecho entre o viveiro de mudas da Prefeitura e a Avenida Galileu Bicudo. A questão maior é a saúde pública. Muitos prejuízos poderão ser causados”, prossegue o reclamante.

O morador explica que, no dia 3 de abril, foi protocolado na Prefeitura um abaixo-assinado solicitando providências, mas nada foi resolvido. “Neste momento, pedimos que a CETESB, como órgão fiscalizador, possa notificar os responsáveis ou nomear peritos para avaliação deste problema”, complementa o morador.

Nadir Martineli, moradora da Rua Januário Pamplona há quase 40 anos, comenta. “De quatro anos para cá nunca vi esse córrego assim. Esperamos que providências sejam tomadas”, disse.

A reportagem esteve em contato com a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, que disse realizar a manutenção preventiva e periódica da rede de esgoto da cidade de Itu, assim como atende casos emergenciais e pontuais – como na Rua João Januário Pamplona. “Sempre que há registros de vazamento, a manutenção é feita em até 24 horas”, esclarece.

“Reforçamos que o problema é maior em dias chuvosos, indicando a presença de ligações clandestinas da rede pluvial em nossa rede de esgoto. Todos os imóveis de Itu devem possuir saídas distintas para a água de chuva e para o esgoto. A galeria pluvial é projetada para escoar chuva. A rede de esgoto, não. Os canais de atendimento da Prefeitura de Itu podem receber denúncias sobre o tema”, acrescenta a autarquia em nota.

O JP também esteve em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que informa não ter recebido reclamações da população sobre o caso, destacando em nota que a CIS informou ter executado reparo, em função de uma obstrução na rede, com extravasamento de esgoto na galeria de águas pluviais, atingindo o córrego na rede de esgoto a Rua Bartolomeu Tadei, paralela à Rua João Januário Pamplona, no bairro Jardim Santa Tereza.

“Caso o problema volte a ocorrer, a Agência Ambiental de Itu pode ser acionada pela população no canal Fale Conosco, no site da CETESB, ou diretamente pelo telefone (11) 4013-3419”, encerra nota.