Grupo da Melhor Idade: a retomada das atividades após um ano e meio em Itu

Mariele Belasco e Luciana Ferraz, assumiram novas funções no Grupo da Melhor Idade em setembro (Foto : Daniel Nápoli)

No dia 1º de setembro, o Grupo da Melhor Idade de Itu retomou suas atividades, após um ano e meio de paralisação devido à pandemia de Covid-19. O retorno marcou uma mudança na direção do espaço, com Mariele Belasco como diretora e Luciana Ferraz como coordenadora do grupo, que atualmente conta com 600 idosos cadastrados ativos.

 Recentemente, o Periscópio conversou com as duas que falaram a respeito do retorno, as atividades desenvolvidas e expectativas para a sequência do trabalho.

 “O trabalho de retomada foi desafiador, porque o nosso serviço foi o primeiro que parou. Desde os primeiros casos de Covid, em março (2020) nós paramos, suspendemos as atividades e por se tratar de grupo de risco fomos um dos últimos a voltar”, comenta Mariele.

 De acordo com a diretora, o serviço não é somente importante para a parte física e motora, mas também para a parte mental e social. Para Mariele, o retorno superou as expectativas. “Sinceramente, eu não esperava esse número de idosos que aderiram novamente. Eles estão super confiantes na questão da proteção da vacina, eles se sentem seguros aqui, estamos seguindo todos os protocolos de segurança”.

 Antes da pandemia, as reuniões eram realizadas sem divisões. Agora, no retorno das  atividades, os idosos foram divididos em três grupos. “Hoje nós dividimos em grupo, eles colocam as atividades que têm mais interesse em participar e os dias mais convenientes pra eles. Não foi nada imposto, foi muito bem conversado, tiveram opção para datas que ficassem melhor”, explica Mariele.

O espaço conta com 33 atividades, como oficinas de idiomas (espanhol e inglês), artesanato, música e diversas atividades físicas. “Tem gente que não gosta de se movimentar, vem jogar um bingo, ou as pessoas que são mais ativas e fazem aula de pilates, ginástica, alongamento. Tem para todos os gostos e funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, acrescenta a diretora.

 Além da saudade de conviver no espaço, a pandemia fez com que os idosos passassem um logo período de medos, incertezas e de perdas. Diante disso, o retorno das atividades foi cuidadosamente planejado. “Hoje nós temos o serviço de psicóloga aqui, então nós incluímos uma nova atividade que se chama ‘Laços de Sabedoria’, que tem apoio da equipe técnica, que é a assistente social, a psicóloga e a orientadora social, afim da gente tentar minimizar os danos causados”, comenta Mariele.

 A diretora explica que o serviço funciona como uma roda de conversa, em que são tratados diversos assuntos. “É trabalhado no coletivo, mas ela também trabalha no individual. Se ela percebe alguma situação pontual, ela tem essa autonomia de trazer para o individual para tentar auxiliar”.

 Mariele destaca que o trabalho desempenhado pelo Grupo da Melhor Idade transforma vidas. “Quantas vezes a gente vê um idoso chegar aqui triste e passa um tempo aquela pessoa ficou autônoma, independente, esse serviço é de extrema importância, porque mantém o corpo e a mente trabalhando juntos”.

A coordenadora Luciana Ferraz reforça. “O serviço fortalece os vínculos da família, que geralmente são rompidos pelo meio da vida, vem pra gente fortalecer, conhecer essa família, acompanhar essa família, esse na verdade é o intuito”.

Frequentadores

 A aposentada Maria José Rodrigues Carneiro, de 76 anos, frequenta há pouco mais de dez anos o Grupo da Melhor Idade. Ela comemora o retorno. “Foi ótimo, estava fazendo muita falta”. Sobre o convívio com a direção e os amigos do espaço, a idosa é só elogios. “São todos muito educados, são atenciosos, é muito bom”, diz Maria, que aproveita para convidar mais participantes ao grupo. “É muito bom para não ficar parado, tem que vir pra cá, pra ter uma vida mais saudável, pois é bom para nós mesmos.”.

 

Francisco Custódio em uma das diversas atividades disponíveis no espaço (Foto: Daniel Nápoli)

Há mais de 15 anos frequentando o Grupo da Melhor Idade, o aposentado Francisco Custódio, de 83 anos, falou sobre a nova direção e o retorno ao convívio com os amigos. “Elas eu já conhecia e são muito legais com a gente, glória a Deus. A maior felicidade é encontrar a família e em segundo lugar, os amigos. Sempre me trataram bem aqui. Estou muito feliz com esse retorno”.

Como participar

 Para ingressar no Grupo da Melhor Idade, a pessoa deve ter no mínimo 60 anos e para se cadastrar basta se dirigir à sede do grupo (Rua Cláudio Fonseca, 338, Parque Nossa Senhora da Candelária), com RG, CPF e comprovante de residência e escolher, dentre as atividades disponíveis, o que pretende fazer.

“É importante deixar claro que a nossa missão principal é a gente acolher, respeitar e com certeza nesse espaço eles encontrarão isso, todo esse afeto que muitas vezes acaba faltando na família, na sociedade”, acrescenta Mariele Belasco, que ao lado de Luciana Ferraz e demais membros da equipe, tiveram uma reunião recentemente para definir as atividades que serão desenvolvidas em outubro, marcando o mês do idoso. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (11) 4013-2017.

Um comentário em “Grupo da Melhor Idade: a retomada das atividades após um ano e meio em Itu

  • 09/10/2021 em 16:05
    Permalink

    Show , parabéns Marielle e Luciana, essa equipe é mil

Os comentários estão desativados.