Grupo infantil CantaVento se apresenta em Itu neste domingo

Se apresentará neste domingo (22), às 11h na Praça da Matriz, o grupo infantil CantaVento, formado por cinco músico-educadores e que chega aos 15 anos de existência seguindo a premissa de fazer música boa de brincar.

Grupo CantaVento comemora os 15 anos com lançamento do CD “Brincantorias” (Foto – Juliana Hilal)

Ainda que seu trabalho seja voltado para o público infantil, o segundo CD da carreira do grupo promete embalar também os adultos durante o tour de lançamento de “Brincantorias”, que sincretiza em música as expressões culturais do interior de São Paulo e do Brasil.

“Inicialmente é um trabalho infantil, mas nem por isso deixamos de nos comunicar com os adultos. A gente queria tocar e cantar músicas que fossem brincadeiras que fizessem gente adulta e gente pequena ficarem do mesmo tamanho, brincar juntos. E diante de uma cultura tão rica em manifestações brincantes para os dois públicos, a gente quis recolher e mostrar um pouco desses modos tão criativos, tão diversos e tão lindos de cantar, tocar e dançar, nos nossos shows. Então é isso o que trazemos no CD, muita música de cultura popular, mas com uma viajada no indígena e no africano também”, explica a vocalista Carol Ladeira.

Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Ladeira afirma que registrar esses conceitos se faz importante para que a música represente algo além de letra e melodia. Aprendizado, inclusive, é o mote da carreira de quem atua com crianças. Público exigente, as crianças são responsáveis pela troca mais ávida entre plateia e artista, na concepção da cantora.

Sendo esta uma linguagem tão importante para inserção de alguns temas no universo infantil, o novo CD finda suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral.

A turnê segue para Holambra (05/08), Campinas (09/10) e se encerram em São Luiz do Paraitinga (27/10). “Brincantorias” é realizado pela Numen Produtora juntamente com o Governo do Estado de São Paulo, através do edital do ProacSP nº. 20/2017, que selecionou 12 projetos para a gravação de álbuns inéditos de música popular com apresentação ou circulação de espetáculos de música popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *