Guarany: sustentabilidade como pilar principal

Arboreto é um bosque com mais de 485 árvores de 49 espécies nativas em extinção no Brasil Foto: André Roedel

Vivemos uma época em que a preservação do meio ambiente é, mais do que uma necessidade, uma bandeira levantada por milhares de empresas mundo afora. Mas, antes mesmo dessa “onda ambiental” estar em evidência, uma empresa com sede na cidade de Itu já tinha a causa da sustentabilidade como um de seus pilares centrais.

A Guarany, um dos mais renomados fabricantes de máquinas para a agricultura bem como equipamentos para a área de saúde (combate aos vetores e endemias) e para a área de incêndios florestais e corantes, abraçou formalmente a causa ambiental em 1992, desenvolvendo uma série de ações e investindo em projetos, com o objetivo de conscientizar, educar e dar o exemplo às futuras gerações.

“Há vinte anos, se falava muito pouco em meio ambiente e a Guarany já se preocupava com a preservação dele”, recorda Roberto Munhóz, Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da empresa e um dos responsáveis por manter a cultura de sustentabilidade na Guarany. “Você percebe isso quando entra na Guarany. Isso está enraigado no DNA da empresa”.

 Hoje a Guarany atende a principal norma na área ambiental: a ISO 14001. “Até 2006 éramos certificados pela ISO 9001 e, a partir de 2008, conseguimos a certificação da IS0 14001”, relata o gerente do Meio Ambiente. Com a certificação da ISO 14001, a empresa garantiu o compliance no atendimento da legislação ambiental.

“Hoje a Guarany atende por volta de 200 normas ambientais”, conta Munhóz. Mas, além de normas técnicas, a empresa tem levado sua expertise ambiental para a prática, oferecendo conhecimento e promovendo projetos de recuperação de nascentes e de prevenção de incêndios florestais.

Coleta seletiva implantada pela Guarany Foto: Divulgação/Guarany

Entre as ações internas da Guarany no campo ambiental, destacam-se ainda a formação do Grupo de Preservação Ambiental, para sugerir e realizar ações que contribuam para uma atitude responsável, em relação à preservação e a correta interação com o Meio Ambiente; a realização da Semana do Meio Ambiente que logo em seguida consolidou-se com a SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente) com apresentação de filmes/documentários e realização de palestras interativas sobre o tema; a implantação da coleta seletiva de resíduos, o sistema de tratamento de efluentes biológico (isento de produtos químicos) e a reciclagem de matérias primas.

A empresa também ganhou o “Top Ambiental 2010” da ADVB (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil) e o primeiro lugar no prêmio FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de Mérito Ambiental com um trabalho sobre a reutilização de óleo no sistema de usinagem.

A empresa também lançou recentemente uma nova linha de produtos denominada “Katu”, utilizando o plástico verde à base de cana de açúcar que reduz a emissão de gás carbônico (CO2) na produção deste plástico ecológico.

Salvando Nascentes

A empresa também promoveu, em 2018, em parceria com a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o primeiro projeto “Guarany Salvando Nascentes”, que visa recuperar os córregos e rios ituanos, e, segundo Munhóz, já está previsto um segundo projeto para final de 2019

No primeiro evento ocorrido em novembro de 2019 foram plantadas 1,3 mil mudas de árvores nativas em área do manancial do Itaim. Cerca de 60 colaboradores da Guarany participaram do plantio de mudas nativas frutíferas como araçá, pitanga, goiaba, amora e muitas outras árvores nativas.

Prevenção de incêndios
Os incêndios florestais ganharam repercussão mundial com as queimadas que vêm ocorrendo na Amazônia e este tema também é foco de preocupação da Guarany. “Uma das linhas de produtos da Guarany é a de equipamentos para a área florestal, para combater os incêndios florestais. Estivemos também no Parque Nacional do Xingu, doando equipamentos para o Corpo de Bombeiros treinar os indígenas”, relata Munhóz.

Na oportunidade, em 2010, foi assinado Protocolo de Cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente em Cuiabá/MT e doados equipamentos para o combate de incêndios florestais nas nações indígenas Kayapó e Juruna, nas aldeias Capoto Jarina, e efetuado treinamento das brigadas em relação à prevenção, controle e combate aos incêndios florestais. Já em parceria com o ISA (Instituto Sócio Ambiental), foram doados equipamentos com o mesmo objetivo, e treinadas as brigadas de incêndio.

Educação ambiental
Além do trabalho interno com os colaboradores, a Guarany recebe alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Martinho Di Ciero, e, durante a visita, são apresentadas as ações desenvolvidas pela empresa. “Os alunos chegam de manhã, assistem a uma palestra sobre as ações da Guarany em relação ao meio ambiente e também fazem uma visita na fábrica, conhecendo as atividades voltadas ao Meio Ambiente (coleta seletiva, a estação de tratamento de afluentes e grêmio, entre outras)”, relata Munhóz.

Arboreto
Em suas instalações em Itu, a Guarany desenvolveu a partir de 1999, em uma área de 9400 m², um bosque com mais de 485 árvores de 49 espécies nativas em extinção no Brasil, plantadas pelos seus colaboradores que cuidam das respectivas árvores. Quem é de fora e observa pela primeira vez se impressiona com o aspecto visual da área e da bela paisagem, o que comprova o compromisso ambiental e a responsabilidade socioambiental da Guarany.