Hospital da Unimed começa a funcionar em Itu

Foram realizadas nove cirurgias na hemodinâmica (cardíacas e vasculares), cujo equipamento é o único existente no Brasil (Foto: Divulgação/Unimed Salto/Itu)

O novo Hospital da Unimed Salto/Itu, localizado às margens da Rodovia da Convenção, iniciou suas operações na última segunda-feira (18) e já realizou milhares de atendimentos, cirurgias e partos. O JP obteve com exclusividade o balanço da primeira semana de atividades do hospital, com os números levantados até as 14h de ontem (22).

No pronto-atendimento, foram 1.055 atendimentos no total, sendo 762 atendimentos adultos, 266 atendimentos pediátricos e 27 atendimentos obstétricos. No quesito cirurgias, foram 76 procedimentos em três dias, sendo 11 cesáreas e nove cirurgias na hemodinâmica (cardíacas e vasculares), cujo equipamento é o único existente no Brasil.

O primeiro bebê nascido no novo hospital é do sexo masculino e nasceu na quarta-feira (20), de parto cesárea. A primeira cirurgia foi uma cirurgia de emergência que ocorreu na quarta-feira (20), à noite. A primeira cirurgia eletiva (agendada previamente) foi uma cirurgia de Colecistectomia (vesícula), realizada na manhã de quinta-feira (21).

O novo hospital tem estrutura para atender a procedimentos e cirurgias de alta complexidade, como cirurgia cardíaca, videocirurgia avançada, eletrofisiologia, além de contar com UTI neopediátrica, centro de infusão para tratamentos quimioterápicos e a mais moderna estrutura de equipamentos para diagnósticos por imagem.

São 26 mil m² de área construída, com 110 leitos para internação, UTI adulto, UTI neopediátrica, 11 salas cirúrgicas, centro de hemodinâmica e Hospital Dia. Foram contratados 150 novos colaboradores, a maioria da área assistencial, como enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A construção do hospital levou dois anos, e foi conduzida por empresas especializadas em estrutura hospitalar. O investimento, de aproximadamente R$ 110 milhões na construção, foi realizado com captações via fundo de investimento imobiliário.