Hospital de Campanha de Itu amplia o número de leitos de enfermaria

Prefeito Guilherme Gazzola acompanhou a implantação dos novos leitos e conferiu os trabalhos no Hospital de Campanha (Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu)

Na manhã de ontem (23), o prefeito Guilherme Gazzola (PL) e a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, acompanharam a instalação de mais oito leitos de enfermaria no Hospital de Campanha. Esses leitos, explicou o prefeito, podem ser transformados em leitos de UTI (unidade de terapia intensiva), se necessário.

A ampliação da quantidade de leitos ocorreu devido ao agravamento da pandemia no Brasil e do crescente número de casos de internação por Covid-19. Os leitos foram viabilizados com recursos próprios do município e, dessa forma, ampliam a capacidade do Hospital de Campanha que, agora, passa a contar com 44 leitos de enfermaria e mais outros 10 leitos de UTI.

Durante a instalação, a secretária de Saúde, que também estava acompanhada pela enfermeira coordenadora do Hospital de Campanha, Luciana Maria Nunes Lelli, ressaltou que desde a inauguração, em abril do ano passado, aproximadamente mil pessoas foram atendidas no local. Comentou ainda que, dentro do complexo do Hospital de Campanha, funciona o pronto-atendimento (PA) Covid, para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da doença.

Para a implantação do Hospital de Campanha, no ano passado, foram investidos aproximadamente R$ 900 mil no equipamento, sendo apenas 10% dos cofres públicos municipais. A porcentagem restante ficou a cargo da solidariedade dos ituanos (em especial do setor da construção civil), o que representou ainda a confiança na gestão municipal.

Insumos hospitalares

Diante do crescimento de casos de desabastecimento de oxigênio e falta de medicamentos para intubação, o JP questionou a Prefeitura sobre a situação desses insumos hospitalares. Em nota, a administração afirmou que “o abastecimento de oxigênio até este momento está regular e sem interrupções”.

“Em relação ao ‘kit intubação’, os hospitais da rede pública estão abastecidos com quantitativos para 15 dias, dependendo do ritmo de novos casos. Como ocorre no restante do país, está havendo dificuldade para repor esses insumos, diante do crescimento exponencial do número de internações”, prosseguiu a Prefeitura.

Barreiras sanitárias

A Prefeitura de São Paulo antecipou para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril os feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022, além do aniversário da cidade de 2022. Outras cidades da Grande São Paulo também seguiram a mesma decisão do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Porém, o receio é que as pessoas viagem para o interior nesse período, ao invés de ficarem em casa – que é a recomendação neste momento de agravamento da pandemia. Por isso, prefeituras da região começam a adotar medidas como barreira sanitárias. Em Sorocaba, a partir de quinta-feira (25) até 4 de abril, serão realizadas cinco barreiras.

Em Itu, até o fechamento desta edição, a Prefeitura não havia informado se adotaria medida semelhante – como ocorreu ano passado, no início da pandemia. “A Prefeitura de Itu está estudando a possibilidade de adotar medidas neste sentido e, caso sejam definidas, deverá divulgá-las oportunamente”, informou a administração municipal à imprensa.