Escolas da região de Itu apresentam evolução na pontuação do Idesp

Resultados divulgados pela Secretaria da Educação do Estado apontam que a Diretoria de Ensino de Itu obteve melhora em todos os níveis de ensino no comparativo ao índice anterior

Lucas Gandia

A Diretoria de Ensino de Itu ficou acima da média estadual na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de 2015. Além disso, as pontuações foram maiores que as do ano anterior nos três ciclos de ensino: Fundamental I, Fundamental II e Médio.

Formada por nove municípios (Boituva, Cabreúva, Cerquilho, Iperó, Itu, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê), a Diretoria de Ensino de Itu obteve a média 5,61 no ciclo 1 do Ensino Fundamental em 2015, contra 5,17 em 2014. No ciclo 2 do Ensino Fundamental, o desempenho de 2015 chegou a 3,45, contra 2,88 no ano anterior. Já no Ensino Médio, a média foi de 2,68 no ano passado, e de 2,23 em 2014.

Em todo o Estado de São Paulo, as médias de 2015 foram de 5,25 para o Ensino Fundamental I, 3,06 para o Fundamental II e 2,25 para o Ensino Médio. No ano anterior, as notas foram 4,76, 2,62 e 1,93, respectivamente.

O índice
O IDESP é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames de Matemática e Língua Portuguesa do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar).

O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano. Em breve, a Secretaria da Educação disponibilizará a consulta dos resultados individuais obtidos por cada escola avaliada.

O índice possui metas estabelecidas a serem cumpridas até 2030: 7,0 para o Ensino Fundamental I; 6,0 para o Ensino Fundamental II e 5,0 para o Ensino Médio. Essas metas têm índices comparáveis aos dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).