Livro sobre o jesuíta José de Campos Lara será lançado em Itu

Lançamento acontece no dia 13 de fevereiro no Centro de Estudos do Museu Republicano

 

Capa livro MarceloEm parceria com a ACADIL (Academia Ituana de Letras), acontece no dia 13 de fevereiro, às 10h, o lançamento do livro “O Padre José de Campos Lara S.J. no ambiente em que viveu (1733-1820)”, do historiador Marcelo Meira Amaral Bogaciovas. O evento acontece no Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu” (Rua Barão de Itaim, 140, Centro). Na oportunidade, o livro será vendido por R$ 20.
Segunda edição revista e ampliada do livro escrito pelo padre jesuíta Fernando Pereira de Castro, em 1963, a obra narra a trajetória de José de Campos Lara e de seu irmão Miguel de Campos, jesuítas que, em 1759, com os demais irmãos da Companhia de Jesus, foram expulsos do Brasil.
Ao retornar para Itu, sua terra natal, Lara, fundou o Seminário de Nossa Senhora do Bom Conselho, destinado à educação de meninos, cujo patrimônio foi, posteriormente, incorporado ao modelar Colégio São Luis, transferido, em 1918, para a cidade de São Paulo.
O livro é enriquecido com comentários e notas de Marcelo Bogaciovas a partir de pesquisas realizadas nos arquivos brasileiros e, em especial, no Arquivo da Torre do Tombo de Portugal, trazendo documentos inéditos sobre a vida e obra do jesuíta José de Campos Lara.

O autor
Marcelo Meira Amaral Bogaciovas é paulistano, pesquisador e historiador formado pela Universidade de São Paulo, membro fundador da ASBRAP (Associação Brasileira de pesquisadores de História e Genealogia) e autor do livro “Cristãos-novos em São Paulo (séculos XVI-XIX) assimilação e nobilitação (2015)”.