Informal – 02/09/20

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br

PENSE NISSO
“De todas as absurdas suposições da humanidade, nada excede as críticas feitas aos hábitos dos pobres feitas pelos que têm boa moradia, estão bem aquecidos e bem alimentados.” (Herman Melville)


Rest in power, Chadwick
A morte do ator norte-americano Chadwick Boseman na última sexta-feira (28/08), aos 43 anos, vítima de um câncer de cólon, chocou a todos. Conhecido por interpretar o herói Pantera Negra em filme homônimo, Boseman também encarnou nos cinemas nomes como o cantor James Brown e o jogador de beisebol Jackie Robinson. O ator se foi cedo, mas deixou um legado enorme de luta contra a discriminação e pelos direitos da população negra. Aqui, deixamos uma homenagem através de um desenho do ilustrador e publicitário ituano Beto Nascimento, com uma versão “desenho animado” do herói de Wakanda. Rest in power, Chadwick.


Vem novidade aí…
“Saber esperar é tão importante quanto saber agir. Estamos desde o mês de maio planejando nosso retorno. Esse período foi de muita reflexão sobre a nossa profissão e a verdadeira função da arte. Em breve irá nascer uma nova Nósmesmos”. Com essas palavras o ator e diretor Juliano Mazurchi compartilhou no Facebook uma foto, ao lado do colega e também ator Christian Hilário (homenageando Chadwick Boseman), anunciando que vem novidade por aí. Apesar da pandemia que atingiu especialmente o setor cultural, os dois seguem ativos com projetos dentro de empresas parceiras. Tomara que em breve possamos ver essa dupla fazendo o que faz de melhor: atuando nos palcos da vida!


Maravilhas de Itu
A primavera está chegando – começa em 22 de setembro – e a gente já começa a ver suas marcas pelas ruas de Itu. Além do clima mais quente, as flores começaram a desabrochar. Como as desse lindo ipê-branco (Tabebuia roseoalba) localizado na Praça Conde de Parnaíba. Essa bela árvore brasileira tem tanto o seu nome botânico quanto o popular originários do tupi-guarani. “Ipê” significa “árvore de casca grossa”, enquanto “tabebuia” quer dizer simplesmente “pau” ou “madeira que flutua”. Porém, um alerta àqueles que gostam das floradas de ipês: aproveitem para fazer fotos – com os devidos cuidados, afinal ainda enfrentamos a pandemia – antes que o espetáculo natural acabe. Afinal, as árvores mantém suas flores brancas por pouco tempo, geralmente por três dias. Além desse no Centro, a cidade conta com diversos outros espalhados pela cidade. Maravilhas de Itu!


Mostra Mundo Árabe
Na segunda-feira (31/08), a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa estreou na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com o filme “O Dia em que Perdi Minha Sombra”, da diretora síria Soudade Kaadan. Realizada pelo Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo, a Mostra acontece até 27 de setembro, pelo site mundoarabe2020.icarabe.org e na plataforma Sesc Digital. O evento, realizado totalmente em formato online nesta edição, traz cinco filmes inéditos no Brasil e uma seleção especial dos destaques da mostra, que nos últimos 15 anos projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo. Na plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, quatro filmes da mostra estreiam sempre às segundas-feiras e ficam disponíveis por uma semana.


>>> DICA DE LIVRO

A Vida Mentirosa dos Adultos, de Elena Ferrante
Em aguardado romance inédito após o sucesso da “Tetralogia Napolitana”, a autora Elena Ferrante narra os conflitos da adolescência em uma cidade dividida. O novo livro narra o crescimento de Giovanna, uma jovem moradora de um respeitável bairro de classe média de Nápoles, no período de seus 12 a 16 anos. Ambientado na década de 1990, “A Vida Mentirosa dos Adultos” se inicia com um comentário do pai de Giovanna, que compara a falta de beleza da filha com a de Vittoria, tia da menina, sua irmã. Figura lendária na família e afastada do convívio de seu núcleo por motivos incertos, Vittoria desperta a curiosidade de Giovanna, que hesita entre considerar o comentário um insulto, uma condenação ou uma profecia. Explorando as periferias de Nápoles, ela parte em busca dessa mulher misteriosa. Da editora Intrínseca, o livro está em pré-venda por R$ 44,90 (preço sugerido) nas principais livrarias.


#TBTdeQuarta: Essa foto foi publicada em abril por Edson Marangoni no excelente grupo “Fotos Antigas de Itu”, no Facebook. Segundo ele, a imagem é de 16 de maio de 1962 e foi tirada por ocasião de um grandioso desfile pelas ruas centrais da nossa cidade, em comemoração aos 30 anos da criação da Escola “Regente Feijó”. Ainda de acordo com Edson, no desfile, alunas do curso primário daquela escola, prestam sua homenagem à data. É possível ver, à esquerda da foto, a “Casa dos Presentes” e, ao fundo, à direita, o luminoso da Casa Tobias, revendedor dos “Fogos Caramuru”. Uma verdadeira preciosidade!