Informal 03-03-21

Por André Roedel
redacao@jornalperiscopio.com.br

PENSE NISSO
“Imagine que o mundo poderia ser harmonioso se todas as pessoas, jovens e velhos compartilhassem um pouco do que eles fazem bem”. (Quincy Jones)


Estreia simultânea: A nova animação da Disney “Raya e o Último Dragão” chegará ao Disney+ mundialmente no mesmo dia em que terá sua estreia nas salas de cinema, nesta sexta-feira (05) – no Brasil será um dia antes, na quinta-feira (04). Porém, o os assinantes do serviço de streaming precisarão pagar R$ 69,90 se quiserem ver o longa-metragem no conforto de seu lar. O aluguel permite que os espectadores vejam e revejam o filme entre os dias 5 e 19 de março. “Raya e o Último Dragão” será disponibilizado para todos os assinantes do Disney+, sem nenhum custo adicional, no dia 23 de abril.


Prêmio Cultura Mais: Teve início no último sábado (27/02) a 6ª edição do prêmio Cultura Mais, organizado por Sérgio Borda e que busca integrar a população em diversos eventos na cidade de Itu. São diversas as categorias na premiação, em áreas como teatro, dança, música, cinema, gastronomia etc. O Jornal Periscópio concorre na categoria “Mídia”. Para votar, basta acessar o link bit.ly/cultura-mais-2021 e escolher os seus favoritos!


Ford Maverick Clube do Brasil visita Itu

A tarde do último sábado (27/02) foi mais um momento agradável entre os membros do Carangas de Itu, que receberam a visita do Ford Maverick Clube do Brasil para mais um encontro do projeto 2021 do grupo, que visa elevar o nome de Itu para outros clube de colecionadores de carros antigos. Numa das fotos, aparecem o presidente do Carangas, Ruy Zotarelli; José Ricardo (boné branco),  atual presidente atual do Ford Maverick Clube, José Roberto (boné amarelo), ex-presidente do clube; e o advogado Dr. Vitorino (sem boné) que deverá assumir a presidência do Ford Maverick Clube esse ano. O Carangas de Itu agradece o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural (secretário Hércules Domingues, secretário adjunto Geraldo Moreira Filho e diretor de trânsito Hélio Tomba). Segundo Ruy, o evento foi um sucesso e contou com a participação de Paul William Gregson (um dos maiores apaixonados por Mavericks, autor do livro “Universo Maverick”) e também do empresário José Luiz Gandini, que passou pela Churrascaria Paineiras com um Pontiac Firebird Trans-Am.


Foto: Allie Queiroz

Coro do Bom Jesus recorda sua antiga organista

No último dia 13 de fevereiro, o Coro do Bom Jesus participou de uma missa em memória dos vinte anos do falecimento da Profª Anna Escobar de Moraes Lima, organista do grupo entre 1977 e 1987. O repertório musical estava, sobretudo, relacionado ao compositor ituano Elias Álvares Lobo, de quem Anna Escobar foi a pioneira na recuperação de obras musicais, justamente para o Coro do Bom Jesus. Nos próximos meses outras atividades lembrarão o centenário de seu nascimento.


>>> DICA DE LIVRO

A IDIOTA
Selin, filha de imigrantes turcos, começará seu primeiro semestre em Harvard. O ano é 1995 e a internet, uma novidade. Ela se inscreve em matérias de que nunca ouviu falar, faz amizade com a carismática e cosmopolita colega sérvia, Svetlana, e começa a se corresponder por e-mail com Ivan, um estudante de matemática húngaro, mais velho. Selin falou pouco com Ivan, mas a cada e-mail que trocam, o ato de escrever parece assumir significados novos e cada vez mais misteriosos. No final do ano letivo, Selin vai passar um tempo na Europa, mas o verão lá não lembra em nada o que ela já ouviu falar sobre as experiências típicas de estudantes universitários americanos. Trata-se de uma jornada mais profunda para dentro de si mesma: enfrentar a inefável e estimulante confusão do primeiro amor, acompanhada da crescente consciência de que está predestinada a se tornar uma escritora. Com impressionante sensibilidade emocional e intelectual, humor mordaz e um estilo sem reparos, Elif Batuman dramatiza as incertezas da vida prestes a entrar na idade adulta. Da Companhia das Letras, o livro tem 424 páginas e foi finalista do prêmio Pulitzer.