Itu: Comandante do Quartel na época da Revolução de 1932 tem foto resgatada

Comandante Pontes entrega medalha ao jornalista Tucano nas dependências do Regimento Deodoro (Foto: André Roedel)

Uma reparação histórica foi feita recentemente graças ao trabalho jornalístico da revista Campo & Cidade. Depois de 88 anos, a foto do Tenente-Coronel Manoel Severiano Ferreira Marques, que comandou o então 4º Regimento de Artilharia Montada (RAM), durante a Revolução de 1932, passa a figurar na galeria de ex-comandantes do 2º GAC L – Regimento Deodoro.

 A pesquisa da Campo & Cidade foi fundamental para que isso acontecesse, com o encontro da foto ex-comandante, a qual foi publicada na edição publicada no início de 2018, quando o Quartel completou 100 anos em Itu. Segundo o jornalista João José Tucano da Silva, diretor da revista, a imagem foi cedida pelo leitor Carlos Guimarães, filho do ex-cabo Pedro de Souza Guimarães, que também aparece na foto original publicada ao lado dos militares.

 Na publicação, o jornalista Antonio Rafael Fabbri de Almeida Júnior explica que, embora não haja posicionamento oficial sobre o motivo de Marques não ter sua foto na galeria por décadas, há rumores de que a posição do militar na Revolução, ao aderir à causa Constitucionalista, causou a exclusão. 

 Na última quinta-feira (08), o atual comandante do Quartel de Itu, Ten. Cel. Clayton Ricardo Pontes, prestou uma imagem a Tucano, com a entrega de uma medalha que traz o brasão do Regimento e a imagem de Marechal Deodoro da Fonseca. Na oportunidade, o chefe de redação do JP e colaborador da revista, André Roedel, também foi homenageado com a distinção.

Um comentário em “Itu: Comandante do Quartel na época da Revolução de 1932 tem foto resgatada

  • 11/10/2020 em 10:23
    Permalink

    Muito legal isso tudo. Mostra que a história é um “organismo vivo”, sempre em formação, basta buscar.

Os comentários estão desativados.