Itu sobe para o 53º lugar no ranking das “cidades inteligentes” da Urban Systems

Tecnologia e Inovação deve ser melhor nas próximas edições com a implantação do Cartão Cidadão, aponta secretário (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

A cidade de Itu ficou na 53ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2021 – que elenca os municípios mais inteligentes e conectados do país –, uma posição a mais do que em 2020, obtendo a nota 31,628. O estudo foi divulgado na quarta-feira (1º) e é realizado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Este é o quinto ano seguido que o município figura na listagem.

O ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, quatro a mais do que a edição anterior. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O Ranking Connected Smart Cities 2021, divulgado no evento homônimo ocorrido no  Centro de Convenções Frei Caneca, apontou São Paulo como a cidade mais inteligente do país. O estudo mapeou 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O segundo lugar ficou com Florianópolis/SC, seguido por Curitiba/PR, Brasília/DF e Vitória/ES.

Itu, além de ocupar a 53ª posição no geral, se destacou em algumas categorias, como Mobilidade (15ª posição, com nota 3,949), Meio Ambiente (33ª posição, com nota 4,957), Tecnologia e Inovação (38ª posição, com nota 4,920), Economia (32º, com nota 6,521), Governança (58º, com nota 6,745), Segurança (10º, com 4,206), 

“Um dos aspectos importantes de se perceber neste ranking é a presença de nossa cidade pelo quinto ano seguido entre os cem municípios mais bem avaliados. Figuramos na 53ª posição no cenário geral. Se compararmos de uma forma mais justa, considerando cidades do nosso porte, entre 100 mil e 200 mil habitantes, Itu chega ao 25º lugar. No Estado de São Paulo, já estamos como décimo colocado. O levantamento, além de certificar que estamos no caminho certo na nossa maneira de governar, sinaliza para os pontos que devemos demandar mais esforços e serve como um observatório dessas oportunidades de melhoria”, disse Guilherme Gazzola (PL), prefeito de Itu, ao Periscópio.

Plinio Bernardi Júnior, secretário municipal interino de Planejamento, é um dos principais nomes do governo municipal à frente das ações de “cidade inteligente”. Ele celebra o resultado de 2021. “Itu celebra nessa edição 2021 do ranking das cidades inteligentes colocações notáveis em categorias que demandaram dedicação especial ao longo da atual gestão municipal”, afirma.

De acordo com o estudo, Itu ficou em 15º lugar em mobilidade urbana e, segundo Plinio, isso é um reflexo da ampliação das ciclovias, semáforos inteligentes e outras medidas implantadas pela Prefeitura. “Fomos novamente destaque em Meio Ambiente, ficando na 33ª colocação, por recuperarmos nascentes, investirmos em coleta de resíduos, reciclagem, tratamento de água e esgoto. Nessa área ainda podemos notar a necessidade de aprimoramento em energia renovável, estando alinhado com um projeto que temos em elaboração para essa finalidade”, aponta o secretário. 

Plinio destaca ainda que o município se faz notável no campo de Tecnologia e Inovação, ocupando a 38ª posição, “devido a vários fatores como nossa velocidade média de conexões, presença de 4G em mais de 99% de nossa área, iluminação inteligente e aplicativo de atendimento ao munícipe. Esse indicativo tende a ser ainda melhor nas próximas edições do ranking, graças a recente implantação do Cartão Cidadão”.

“Os indicadores de Economia igualmente retratam evolução de Itu com aumento de quase 5% do PIB local, crescimento de 10% na geração de empregos (em plena crise), abertura de novas empresas, predominância de empregadores do setor privado sobre o setor público, sensível força de trabalho na área de tecnologia e grande empreendedorismo, com uma progressão no número de MEIs”, relata. O secretário finaliza destacando a categoria de Governança, na qual Itu é reconhecida com nota 8,1 calculada pela Firjan.