Mal de Parkinson atinge 4 milhões no mundo

Degenerativa do sistema nervoso central, a Doença de Parkinson é crônica e progressiva (Foto: Divulgação)

Celebrado anualmente no Brasil em 4 de abril, o Dia Nacional do Parkinsoniano visa conscientizar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, que são responsáveis por afetar o sistema nervoso central.

Degenerativa do sistema nervoso central, a Doença de Parkinson é crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros. Na falta dela, particularmente numa pequena região encefálica chamada substância negra, o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos. 

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (ONU), existem aproximadamente, quatro milhões de pessoas no mundo com a doença. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, esse número pode dobrar até 2040.

A doença tem como principais sintomas: a lentidão motora (bradicinesia), rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, tremores de repouso notadamente nos membros superiores e geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro e, finalmente, o desequilíbrio.

Estes são os chamados “sintomas motores” da doença, mas podem ocorrer também “sintomas não-motores” como diminuição do olfato, alterações intestinais e do sono.

O Dia Nacional do Parkinsoniano também ajuda a disseminar informações corretas sobre os avanços a nível de tratamento que a doença obteve ao longo dos anos. Hoje em dia, existem alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal.

Ainda não existe uma resposta definitiva sobre os motivos que levam ao desenvolvimento da doença de Parkinson, mas alguns estudiosos acreditam que fatores hereditários e ambientais estejam envolvidos.

A doença tem esse nome em homenagem a James Parkinson, farmacêutico, cirurgião, geólogo, paleontólogo e ativista político inglês que em 1817 foi o primeiro a descrever a “paralisia agitante”, que viria a ser o Mal de Parkinson.

Um comentário em “Mal de Parkinson atinge 4 milhões no mundo

  • 02/04/2021 em 20:56
    Permalink

    Muito boa reportagem como o Parkinson e recente temos pouca informação sobre.o problema.

Os comentários estão desativados.