Método FRIENDS

Saber controlar as emoções ajuda a manter o equilíbrio emocional e a saúde mental, sem contar os inúmeros benefícios para a vida

Todas as pessoas sentem muito, o tempo todo. Raiva, medo, alegria, amor, tristeza… E todas essas emoções afetam a percepção e os comportamentos dessas pessoas. Você já se percebeu como reage quando sente essas emoções? Consegue controlar suas emoções diante de situações desafiadoras? Ou mesmo ensinar seus filhos a lidar com as emoções e ser mais feliz?

Ao conhecer as emoções, suas funções e seus efeitos no corpo e pensamentos, fica muito mais simples de administrá-las e criar estratégias eficazes para lidar com as mais intensas, pois há emoções agradáveis e desagradáveis, mas mesmo as agradáveis, se intensas demais, atrapalham a rotina e podem gerar prejuízos. Então é melhor ter o controle sobre elas, não é mesmo?

Isso se chama habilidade emocional ou inteligência emocional, ou seja, conseguir lidar com as emoções de forma positiva, gerando pensamentos que ajudam a resolver os problemas e desafios que enfrentamos no dia a dia, e ter um olhar mais positivo sobre a vida e as pessoas.

Quando as emoções, os pensamentos e comportamentos são cuidados, as relações interpessoais também são valorizadas, como a comunicação verbal e não-verbal, capacidade de ser empático, olhar nos olhos e ouvir com atenção, que são chamadas também de habilidades sociais.

Quando essas duas habilidades (social e emocional) se juntam, elas fazem diferença na vida, pois estas são necessárias para o equilíbrio mental e a saúde emocional, prevenindo transtornos mentais como a ansiedade e depressão.

É possível aprender as habilidades socioemocionais e também desenvolver a inteligência emocional?

Sim, isso é possível. Para isso existe o Método FRIENDS, um método que visa desenvolver a inteligência emocional e promover a resiliência,  capacidade de se recuperar de situações de crise e ainda aprender com elas, gerando assim maior autoestima, autoconfiança e felicidade.

O Método FRIENDS foi desenvolvido na Austrália e é baseado em evidências científicas, com o objetivo de desenvolver a inteligência emocional através das habilidades socioemocionais e de resiliência, que hoje são consideradas as habilidades do século 21. Este método é o único protocolo de prevenção da ansiedade e depressão reconhecido e recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O método também é considerado como preventivo para ansiedade e depressão, assim como um meio de promoção da saúde mental. Este método pode ser aplicado às crianças a partir dos 4 anos de idade até a vida adulta, sendo que existe um programa específico para cada grupo de idades.

Traduzido para o português, FRIENDS é AMIGOS. O acróstico da palavra é o que define o método, que é trabalhado nos encontros. São os pontos discutidos e desenvolvidos:

A – Atenção aos sentimentos: é importante falar sobre seus sentimentos e se importar com os sentimentos dos outros;

M – Momento de relaxar: ter foco na respiração e produzir momentos de tranquilidade;

I – Ideias que ajudam: aprender a transformar pensamentos disfuncionais em pensamentos que auxiliam, sabendo que sempre poderá ser dado o melhor de si;

G – Gerar soluções: saber como ser um bom amigo e aprender a dividir as tarefas em passo a passo;

O – Orgulhe-se do seu trabalho e esteja com sua rede de apoio: aprender a ter tempo de qualidade com amigos, familiares, professores e comunidade e se sentir orgulhoso (a) por isso;

S – Sorria e lembre-se de ser corajoso (a): praticar as habilidades todos os dias com os amigos e família e manter-se feliz, tendo momentos de coragem.

 

O que muda quando nos preparamos emocionalmente:

  • Melhora da saúde física;
  • Melhora no desempenho acadêmico/profissional;
  • Maior capacidade de manter bons relacionamentos com os amigos e familiares;
  • Menos problemas comportamentais;
  • Menos propensão à violência e a transtornos mentais;
  • Diminuição de sentimentos negativos e aumento de sentimentos positivos;
  • Maior flexibilidade emocional e capacidade para lidar com situações, sejam elas ruins ou boas;
  • Maior resiliência;
  • Mais felicidade.