Na Área – 20/01/18

E VAI ROLAR A FESTA!

1 – Na verdade já está rolando… Mas antes de qualquer coisa, aproveito para desejar a todos vocês leitores, um ano de 2018 de muita saúde, paz e trabalho. Tá difícil desejar alegria com a politicagem que impera no país…

2 – Como de costume neste país, tudo muito bem planejado e sem qualquer pompa ou circunstância, o Paulistão 2018 já começou na quarta-feira, com um jogo de grande expressão entre Red Bull Brasil e Ferroviária. O resultado só poderia ser um “zero a zero”. Nada mais emblemático…

3 – Os demais jogos, espalhados pela noite de quarta e mais dois na quinta, deram a senha para o que será. Uma competição rápida, com jogos quase diariamente e salve-se quem puder.

4 – O nosso Galo estreou diante do sempre imprevisível e temido São Caetano, agora de volta à Série A do Paulistão. E estreou muito bem, com uma bela vitória por 3 a 1 e com direito a grande exibição do meio campo Guilherme, candidato a uma das revelações do Paulistão. O “Azulão” por sua vez deve ter deixado a “turma da bengala” com a pulga atrás da orelha…

5 – Neste sábado o Ituano joga em Araraquara, diante da “Ferrinha”. Ano passado a Ferroviária lutou até a última rodada contra o rebaixamento. Porém, depois, conquistou o título da Copa Paulista e ganhou o direito de disputar a Série D em 2018. Um salto e tanto…

6 – Dessa forma, o time da araraquarense se reforçou para esta temporada e mantendo boa parte do elenco campeão da Copa Paulista, promete dar trabalho em 2018.

7 – O Galo por sua vez, agora dirigido pelo estreante Vinícius Bergantin, fez uma boa pré-temporada e com alguns reforços, busca fazer uma campanha que lhe permita voltar a disputar a Série D do Brasileiro. A julgar pela boa estreia não se trata de ambição desmedida.

PITACOS

8 – Não há como negar. Em 2018 assim como já aconteceu em 2017, impossível não creditar ao Palmeiras o rótulo de principal favorito ao título de qualquer competição que esteja disputando.

9 – Em 2017 ainda tinham Flamengo e Atlético MG para dividir favoritismo. Nesta temporada isso não acontecerá. O Mengão, ainda que com um elenco recheado de bons jogadores, não chega nem perto do poderio alviverde. Talvez o Cruzeiro, que está bastante reforçado, possa lhe fazer frente em algumas circunstâncias. Mas não será fácil…

10 – No Paulistão o Verdão é favorito em qualquer situação. Com o time A ou B, dificilmente será batido por qualquer dos adversários. Com dois ou três jogadores para cada posição e agora sim, contando com vários craques, o Palmeiras volta a ostentar superioridade só vista nos tempos da Parmalat. Agora vivemos tempos de Crefisa…

11 – O Corinthians perdeu jogadores importantes e ainda não se sabe se as reposições vão funcionar. Kazimobriga o Corinthians a jogar com dois jogadores a menos sempre. Além de desfalcar o time, aumenta o poderio defensivo dos adversários. Na estreia contra a Ponte o atacante (?) comprovou essa teoria. Fica a impressão de que Carille o mantém em campo apenas para que a diretoria perceba a necessidade premente de se trazer outro jogador para a função. Mas Henrique e Juninho Capixaba são bons nomes para as vagas deixadas por Pablo e Arana e certamente deverão assumir a condição de titulares.

12 – O São Paulo perdeu Hernanes e com ele todo um astral que no ano passado identificou o time com a torcida. Será difícil encontrar dentro do atual elenco alguém com a capacidade de liderança do “profeta”. Cuevas continua dando trabalho e Pratto se foi. Chegou Diego Souza, jogador de muito talento e temperamental. Será necessário saber se o Diego que veio ao Tricolor é o que jogava no Sport ou o que perambulou pelos gramados vestindo a camisa do Fluminense. O jogo inicial diante do São Bento não deve ser levado em conta. O Tricolor optou por um time menos que misto…

13 – Finalmente o Santos, que perdeu Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Zeca e Tiago Maia, jogadores de alto nível. A reposição está sendo feita com garotos da base e jogadores ainda desconhecidos do grande público. Porém, é nessas condições que o time da “Vila famosa” costuma surpreender. A curiosidade fica por conta do treinador Jair Ventura, em seu primeiro teste fora de seu “habitat natural”. A estreia foi promissora…

14 – Quanto aos demais chamados “pequenos” não vi nada de extraordinário. Se tivesse que apostar em um time para surpreender, apontaria o Botafogo de Ribeirão Preto. Mas é apenas um palpite. Os demais vão lutar contra o rebaixamento.

15 – Fica a expectativa de que o Ituano encontre um bom padrão de jogo e consiga resultados que lhe possibilitem não só permanecer na divisão de elite do futebol paulista como também aspirar a coisas melhores no âmbito nacional. Que assim seja!