Nove multas já foram aplicadas por desperdício de água pela Prefeitura

A cidade de Itu está indo para sua terceira semana seguida de rodízio de abastecimento, o que vem ocasionando desconforto na população. Na semana passada, até um protesto foi realizado por moradores do Pirapitingui – uma das regiões mais afetadas pela crise hídrica.

 Paralelamente a isso, ações estão sendo realizadas para mitigar os impactos. Uma delas é a aplicação de multas para quem desperdiçar água em Itu. Uma nova lei foi aprovada recentemente na Câmara de Vereadores e estabelece o valor de quase R$ 490 para quem for flagrado esbanjando água.

Segundo a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, até o momento foram aplicadas nove multas. A autarquia explica que o recurso obtido com as multas é recolhido pela Prefeitura de Itu e repassado para a CIS, que poderá fomentar mais investimentos em infraestrutura. Atualmente, diversos trabalhos são executados de forma concomitante, como a ampliação da Estação de Tratamento do Rancho Grande e a construção de um reservatório de água tratada, com capacidade para um milhão de litros no bairro Potiguara

Além disso, uma Comissão de Gestão de Crise Hídrica foi formada pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL), tendo o secretário de Governo Dr. Ricardo Giordani na presidência. A Comissão se reuniu pela primeira vez no dia 21 de julho para discutir a situação hídrica do município e também de outras cidades na região. Foi apresentado o cronograma atual de obras da CIS e também foram explanadas estratégias para uso dos caminhões-pipa.

 A CIS frisa que tem destacado a importância de economizar água por meio de campanhas de conscientização, com dicas que podem ser utilizadas no dia a dia. Entre elas, evitar o uso de mangueiras, reduzir tempo no banho, reaproveitar água da máquina de lavar roupas, entre outros. A autarquia também conta com o apoio dos atletas do Ituano para promover ações de consumo consciente.

Além das campanhas de conscientização, a fiscalização para combater desperdícios foi intensificada. “Estamos diante da pior estiagem dos últimos 91 anos e sem registro ou previsões de chuvas até o momento. Nota-se, portanto, que as barragens de captação estão operando cada vez mais abaixo de sua capacidade. Uma ampliação do rodízio já é avaliada internamente, mas não temos previsão de quando a medida poderá ser tomada”, destaca a autarquia.

 Caminhões-pipa estão prestando suporte ao abastecimento pela rede, mas nem todas as chamadas “pontas de rede” necessitam dos veículos.  A CIS conta com o suporte de oito caminhões-pipa de segunda a sexta-feira, que trabalham entre 7h e 22h. Aos finais de semana são seis caminhões-pipa, que trabalham entre 8h e 17h. Os caminhões possuem 20 mil litros de capacidade. 

A CIS é a responsável pelos caminhões e faz o direcionamento para abastecer os bairros. Questionada sobre quais bairros estão necessitando mais do suporte dos caminhões, a CIS informa que demanda muda diariamente. Sendo assim, não existe um bairro que precisou de “suporte especial” durante as primeiras semanas do rodízio. Atualmente, os mananciais de Itu operam com 30,3% da capacidade média.