Onça é resgatada em bairro de Salto

Onça é um macho, já idoso e se encontra assistido pelo Núcleo da Floresta, em São Roque (Foto: Divulgação)

Uma onça-parda, gravemente ferida, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil na manhã do último sábado (21), no bairro Madre Paulina, às margens da Rodovia SP-75, na cidade de Salto.

De acordo com informações obtidas pelo Periscópio junto ao biólogo Rafael Mana, diretor do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – Núcleo da Floreste, um santuário de animais, situado na cidade de São Roque, o Corpo de Bombeiros foi acionado juntamente com a Guarda Civil Municipal, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após uma mulher avistar o animal ferido, naquele bairro.

Durante o resgate foi verificado que a onça apresentava hemorragia e fratura total do quadril, ferimentos provocados por atropelamento e diversos tiros de “chumbinho”. Os tiros foram encontrados na cabeça, no pescoço e em outras partes do corpo de animal, que trata-se de um macho, já idoso, que pesa 52 kg.

A onça foi encaminhada ao Instituto Veterinário de Imagem, de São Roque, onde passou por exames de raio-X e ultrassom. Posteriormente, o animal foi conduzido a uma clínica veterinária na mesma cidade e posteriormente foi levado ao Núcleo da Floresta.

Ainda de acordo com Rafael Mana, devido à gravidade dos ferimentos sofridos pela onça, a mesma necessitou passar por uma cirurgia de emergência para amputar uma de suas patas. “Foi necessária [a amputação] para a sobrevivência do animal”, explica o biólogo.

Atualizando o estado de saúde da onça, Rafael comenta que ela “apresenta úlceras nos olhos, pode ser da idade, como também devido a alta concentração de chumbo no organismo. Ela também apresenta problemas na dentição. Ela tem muitas cicatrizes, mas está bem pela idade e situação em que chegou. Ela permanecerá em cativeiro, sendo tratada”.

“Ontem [domingo] ela já estava bem e hoje [segunda-feira] ela já estava melhor ainda. Seguiremos realizando o tratamento”, destaca. Para seguir com o tratamento, será necessária uma montar um recinto adaptado para a onça. Quem quiser auxiliar com qualquer valor o trabalho realizado pelo Núcleo da Floresta, pode fazê-lo através do Pix. A chave é: nucleodafloresta@terra.com.br.