Pandemia de coronavírus: Diocese suspende missas

Para evitar aglomeração de pessoas, Diocese decidiu suspender missas
(Foto: Divulgação/Paróquia da Candelária)

O bispo diocesano Dom Vicente Costa assinou um comunicado oficial emitido na noite de quarta-feira (18) suspendendo a realização de missas na Diocese de Jundiaí para conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi tomada após o recebimento de um ofício do departamento de vigilância em Saúde da Prefeitura de Jundiaí.

No documento, as autoridades jundiaienses recomendaram “a todas as igrejas e demais centros religiosos, que suspendam seus cultos com a presença de público por período indeterminado”. Considerando isso, Dom Vicente Costa seguiu a solicitação.

“Como Bispo Diocesano, faço-me próximo espiritualmente de todos. Rezemos para que o Senhor, por intercessão de São José, Padroeiro Universal da Igreja, nos livre desta pandemia, restaurando a paz e a serenidade entre todos”, escreveu a autoridade religiosa.

Ainda no ofício, Dom Vicente faz algumas recomendações, como a realização, por parte dos padres, da Santa Missa privadamente; utilização de “criatividade pastoral” para se aproximar dos fiéis; dispensa do preceito dominical; e adiamento, se possível, de cerimônias do Sacramento do Batismo e do Matrimônio.

As igrejas evangélicas também estão se adaptando à atual situação e, para conter a disseminação do coronavírus, têm apostado em meios eletrônicos. A Igreja de Cristo em Itu, por exemplo, anunciou a suspensão de atividades, mas irá realizar um culto virtual neste domingo (22), às 10h, através do Facebook. “Conscientes da situação atual, queremos ser uma igreja que ao invés de aglomerar, envia”, reforça a comunidade religiosa.