Campeonato Paulista 2020 volta em 22 de julho

Bola voltará a rolar no próximo dia 22 de julho (Foto: Divulgação)

Na entrevista coletiva nesta quarta-feira (08) no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) autorizou a realização das partidas oficiais de futebol no estado de São Paulo, obedecendo o protocolo de saúde e segurança.

Assim, os jogos reiniciam-se em 22 de julho, dando sequência ao Paulistão 2020, devendo o campeonato chegar a sua final em 08 de agosto, quando finalmente será conhecido o campeão. Os jogos não poderão receber torcedores e só serão realizados em cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus.

Segundo Doria, “quero registrar que a FPF agiu de forma correta e plena, atendendo integralmente às recomendações do Centro de Contingência da COVID-19. Ainda que sem a presença de torcida, todos poderão assistir pela televisão e torcer para seus clubes”.

Atualmente, somente a capital e outras 15 cidades da Região Metropolitana estão na etapa intermediária do Plano São Paulo. Ainda haverá duas reclassificações das 17 regiões de saúde do estado antes da retomada do Paulistão, com possibilidade de autorização de partidas em outras cidades do interior e litoral.

Itu, por exemplo, está no momento na chamada faixa vermelha, não podendo sediar o jogo Ituano x Ferroviária, que é o primeiro compromisso do clube nesta retomada do campeonato.

Na retomada das partidas, o Centro de Contingência do coronavírus exigiu a testagem de todas as pessoas envolvidas em cada partida. Se qualquer atleta ou profissional testar positivo, haverá o afastamento imediato da pessoa infectada e a reavaliação clínica de todos os demais com quem houve contato direto.

Haverá limitação de acesso de profissionais – incluindo atletas, comissões técnicas, corpo médico, equipes de arbitragem, funcionários operacionais, seguranças e jornalistas – em todas as partidas. O uso de máscaras será obrigatório, com exceção de jogadores e arbitragem durante os jogos. Também haverá normas específicas de distanciamento social no acesso aos estádios e dependências como vestiários, cabines de imprensa e campo de jogo.

Vale destacar que o Paulistão termina em 08 de agosto, exatamente a data de início do Brasileiro da Série C, determinada pela CBF. O mesmo se aplica para as séries A e B.