Polícia Civil e Federal realizam operação Black Dolphin em Itu e cidades da região

Em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e Federal, foram cumpridas ordens judiciais na cidade de Sorocaba e buscas em Itu, Salto, Votorantim e Ibiúna na última quarta-feira (25), em ação que teve como objetivo combater os crimes de pedofilia, sequestro e tráfico internacional de pessoas. A ação também cumpriu mandados em outras cidades de São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Ao todo são 219 mandados de busca e apreensão por abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Denominada “Operação Black Dolphin”, registrou em Sorocaba que dois homens foram presos em flagrante após a polícia encontrar material relacionado a pornografia infantil.

A Polícia Civil apreendeu equipamentos eletrônicos com conexão a internet, como notebooks, computadores, tablets, celulares e mídias externas. Todo o material foi encaminhado para a perícia. Em Itu, não foram divulgados locais ou o teor das buscas. A ação é coordenada pelo Delegacia Seccional de Polícia de São José do Rio Preto.

 De acordo com a Polícia Federal, o objetivo da operação é localizar arquivos digitais compartilhados na Deepweb, ponto de atividades ilegais, onde os criminosos se valem do anonimato para exibir, acessar e compartilhar imagens de abuso sexual infantil.

A corporação explica ainda que indicou que o nome da operação, Black Dolphin, foi em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Cazaquistão, conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua e “pelo rigor no tratamento dos detentos”.