Prazo para tirar e regularizar o título de eleitor vai até quarta-feira

Quem deseja votar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, deve regularizar ou tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral. A quarta-feira da semana que vem é a data-limite para que o eleitor solicite o título, transfira o domicílio eleitoral e/ou regularize eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Segundo o Cartório Eleitoral de Itu, a emissão de novos títulos, transferências ou revisão de dados poderá ser feita através da internet (Título Net) ou pessoalmente mediante agendamento (o cartório fica na Rua São Paulo, 50, Bairro Brasil). As instruções e documentação necessária para o atendimento digital constam no link: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/.

Já o agendamento poderá ser realizado através do link: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-presencial. Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. Para o cientista político e analista do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.

“A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avalia.

Segundo dados do TSE, Itu conta com 158 eleitores com 16 anos e 423 com 17 anos – idades em que o voto ainda é facultativo, mas já é possível tirar o título. Esses são os dados mais recentes, de março. Um mês antes, em fevereiro de 2022, a cidade contava com 104 eleitores de 16 anos e 326 de 17 anos.

O estudante João Vitor Vieira Galvão Moreira, de 17 anos, está no 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Anglo e já tirou o título logo que fez 16 anos, mesmo sabendo que ainda demoraria mais de um ano para votar. “Sempre quis ter participações diretas nas eleições e por isso tirei meu título logo de cara”, conta. 

O jovem eleitor acredita que a eleição deste ano que promete ser histórica devido à polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). “Apesar de acreditar mais em políticas não-institucionais, como sindicatos, movimentos sociais e organizações não governamentais, acredito que seja de extrema importância os jovens tirarem seu título de eleitor e irem às urnas votar”, conta ele.

Para João Vitor, o Brasil vive “tempos difíceis em que devemos lutar para acontecerem mudanças governamentais e, então, o país melhorar”. “Os jovens devem analisar os candidatos e seus projetos de governo, e assim escolher aquele que for melhor para o Brasil como um todo, não apenas para o grupo social que ele pertence. Além disso, jovens também têm que fiscalizar o mandato dos candidatos eleitos, seja no legislativo ou no executivo”, finaliza.